Música ao pôr do sol no Casal da Eira Branca

0
625

O Casal da Eira Branca, nos Infantes (Salir de Matos) vai realizar concertos aos sábados durante o mês de Agosto. A animação musical vai estar a cargo dos The Royal Pepper Orchestra, grupo que é das Caldas da Rainha e que se dedica ao folk, rock e à música experimental.
Este espaço de turismo rural tem investido em iniciativas de carácter cultural e no início deste ano lançou um livro, da autoria de Tomás Vasques, designado “Uma História de Amor na Eira Branca”. Ilustrado por Susa Monteiro, este livro foi agora reeditado pela Abysmo em língua inglesa. “Quisemos traduzir a história de amor para a podermos oferecer aos nossos clientes estrangeiros”, disse Jacinto Gameiro, responsável pela Eira Branca, que além de Salir de Matos já tem também um segundo espaço em Óbidos.
Trata-se de uma edição de 500 exemplares, feita apenas para o Casal da Eira Branca. Segundo Jacinto Gameiro “é possível que, no futuro, se invista numa edição em francês e numa outra em espanhol”, rematou.
O autor deste livro, Tomás Vasques (1951) é advogado  e aventura-se por outros territórios que vão desde a pintura até à escrita. Autor do romance “O general de todas as estrelas foi-se embora sem ter bebido um trago de havana club”, Tomás Vasques também escreve em jornais e revistas e comenta a situação política na TVI24 e na ETV.
Além do livro de contos, o Casal da Eira Branca também oferece aos seus clientes peças de cerâmica dos autores locais, como é o caso de azulejos de Mário Reis e peças cerâmicas criadas por Carlos Enxuto.

Homenagem a Armando Correia

O Casa da Eira Branca recebeu em Junho um encontro especial, feito por familiares e amigos de Armando Correia e que reuniu cerca de 80 pessoas. O artista, que faleceu em 2008, aos 72 anos,  vítima de doença foi recordado através de testemunhos de quem o conheceu bem e de alguns momentos musicais e poéticos, apresentados por amigos e familiares do ceramista.
Sob a designação “Relembrar Armando – A Póetica na obra de Armando Correia” esta sessão contou com a participação de  Marina Ximenes, Teresa Perdigão, Matilde Couto, Mário Reis, Adriana Nogueira e Paulo Henriques. Este último não pode estar presente, tendo enviado um texto sobre o artista caldense.
A moderação esteve a cargo de Isabel Xavier. A sessão que teve lugar em vários espaços do Casal da Eira Branca pretendeu ser uma homenagem singela ao homem e autor que deixou a sua marca na história da cerâmica local.
O grupo de amigos de Armando Correia não exclui a hipótese de realizar mais iniciativas de homenagem até porque a sua obra é extensa e em várias áreas.
Patente esteve também uma exposição de obras do autor, de fotografia de peças do artista da autoria de Margarida Araújo. O casal da Eira Branca já tinha anteriormente acolhido uma homenagem ao ceramista Armindo Reis, em parceria com a Confraria do Príapo.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -