
A conservadora e restauradora Catarina Machado vai dinamizar, a partir de 16 de Março, um conjunto de actividades com voluntários no museu municipal de Óbidos. Esta iniciativa, ao nível cultural, vem cruzar-se com o programa de voluntariado existente no município para as áreas sociais.
Inicialmente será dado a conhecer às pessoas o que é a conservação e o restauro, e depois irão participar ao nível da intervenção nas próprias peças. O objectivo passa por criar nas pessoas uma relação de maior “aproximação e respeito” pelo património local, explica Catarina Machado, destacando que se trata de um trabalho lento, mas que permitirá aos participantes reconhecer um maior valor à arte.
As intervenções serão feitas em esculturas em madeira. A primeira a ser trabalhada será Santo Amaro, seguindo-se o arcanjo S. Miguel e depois S. Benedito de Palermo. Inicialmente será feito o trabalho de limpeza e fixação de policromia e depois, no percorrer da intervenção, se verificarem que há necessidade irão proceder à desinfestação e consolidação da obra. “Será um processo trabalhado ao vivo na Sala do Barroco, do Museu Municipal, pelo que qualquer visitante poderá observar e colocar questões”, explica a responsável.
De acordo com Catarina Machado, com o encerramento da exposição temporária, houve necessidade de repor o percurso do museu municipal e, nesse sentido, foi oportuno fazer manutenção às obras expostas, ao nível das pinturas e esculturas.
Foram retiradas do acervo algumas peças, “trazendo uma forma mais fresca ao museu”, e permitindo aos visitantes um maior conhecimento das obras existentes relativas ao concelho. A “Visitação” uma escultura em pedra, de transição entre o Gótico e o Renascimento, encontra-se agora exposta naquele espaço museológico e bem como a “Pieta”, que ganhou também um lugar de maior destaque. Antes estava um pouco isolada e as “pessoas não se apercebiam da qualidade que a obra tinha”, refere Catarina Machado, acrescentando que se trata de uma peça cerâmica, que as pessoas podem circundar e perceber como foi construída.
Aliado a este trabalho, e no âmbito da rede de museus e galerias, está a ser preparada uma nova exposição para o Museu Paroquial, onde o serviço de voluntariado pode também ajudar na intervenção de algumas obras que venham a estar expostas.
Catarina Machado vai trabalhar com os voluntários todas as quartas-feiras, e está a prever fazer ateliers com as crianças nas férias da Páscoa.






























