Museus da região assinalam o Dia Internacional dos Museus

0
645

No Centro de Artes, no dia 17 de Maio, a Noite Europeia de Museus será celebrada com a abertura dos museu Barata Feyo e Espaço Concas até às 23h00. A cafetaria do Centro de Artes vai estar aberta e haverá música ao vivo.
No dia 18 de Maio entre as 11h00 e as 16h00 haverá vistas guiadas, jogos educativos e workshops, que requerem marcação prévia.
No dia 22 de Maio, pelas 18h00, será inaugurada a exposição “Estranhai o que não parece estranho” de Susana Gaudêncio no Espaço Concas. Trata-se de uma iniciativa do Projecto Panaceia.
Prosseguem às quintas-feiras pelas 22h00 as exposições do colectivo Electricidade Estética. A próxima, marcada para 29 de Maio, designa-se “Cus e Mamas – Um Excerto Poético” é uma exposição da autoria de Lisandro Mota.

Oleiros vão trabalhar ao vivo

O Museu da Cerâmica vai comemorar o Dia Internacional dos Museus, nos dias 17 e 18 de Maio,  com a presença de oleiros que vão trabalhar ao vivo no Jardim do Museu.
Em simultâneo, irão decorrer animações, com modelação de balões e jogos que visam a descoberta do património cerâmico azulejar. A Noite dos Museus, será celebrada nesse dia com visitas guiadas às exposições permanentes e temporárias daquele museu. As entradas são gratuitas.

- publicidade -

Orquestra de Óbidos actua no Museu de José Malhoa

A Orquestra Ligeira de Óbidos irá actuar no próximo sábado, 17 de Maio, pelas 21h30, no Museu José Malhoa. Este espectáculo, que conta com entradas livres, pretende assinalar a Noite dos Museus.
Esta será a quarta vez que o grupo da Sociedade Musical e Recreativa Obidense actua naquele espaço museológico e, a cada ano, tem atraído mais público.
“O ano passado tivemos a casa cheia”, disse o director da Orquestra, Rodrigo Martins à Gazeta das Caldas.
Neste espectáculo serão interpretados temas de swing, bossa nova, música latina e, no final, algumas bandas sonoras de filmes emblemáticos. A acompanhá-los estará a cantora Joana Marques, que irá interpretar várias canções, como “What a feeling”, do filme Flashdance, “Sway”, de Michael Bublé, ou “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim.
Rodrigo Martins realça a importância deste concerto para a orquestra por decorrer num “espaço de excelência” em termos estéticos e também por já terem muito público na cidade que gosta de os ouvir.
Este grupo estará de volta às Caldas a 30 de Novembro para mais um concerto no CCC. No ano passado, neste local, esgotaram a lotação do grande auditório.
No Museu do Hospital e das Caldas está prevista, para 17 de Maio, às 21h00, a inauguração da exposição Conexões seguida da iniciativa Caldas Food Day e ainda da festa “We love the 80’s”.
A Orquestra Ligeira de Óbidos é composta por 22 elementos, com idades compreendidas entre os 15 e os 60 anos.
No Museu da Nazaré no dia 17 de Maio, pelas 17h30, haverá a iniciativa “Sabores e Saberes da Nazaré” seguida de um serão musical. No dia 18 de Maio haverá o passatempo “Geomuseu” de manhã enquanto que durante a tarde será inaugurada a exposição Como se veste a Nazaré: A Tradição Hoje” que contará com a actuação do rancho folclórico “Tá mar”.
No Museu do Vinho, em Alcobaça, estão previstas várias actividades. No dia 16 de Maio vai realizar-se uma caça ao tesouro e no dia 17 de Maio um workshop de fotografia de António Catarino designado “Um Olhar sobre o Museu do Vinho”.
No dia 18 de Maio estão previstas várias actividades já que será um Dia Abero naquele espaço museológico. Haverá visitas guiadas, uma conferencia, a apresentação do filme “Vinhos portugueses: Vinhos Verdes e Maduros” de Luís Andrade.
F.F./N.N.

Comemorações em Óbidos

O Município de Óbidos associa-se ao Dia Internacional dos Museus e no sábado, dia 17 de Maio, será inaugurada no Museu Abílio de Mattos e Silva, a partir das 16h00, a exposição “Propaganda desenhada por Abílio nos anos 30/40”.
No mesmo dia, no espaço do Jardim do Museu Municipal, decorrerá, a partir das 16h45, música ao vivo a cargo do “4teto de Saxofones da Sociedade Musical e Recreativa Obidense”.
Uma outra mostra inaugura, na sala de exposições temporárias do Museu Municipal, a partir das 17h15, onde o tema será Pintura “Daqui até à Lua”, da autoria de João Jorge, animador das Escolas d’Óbidos.
No mesmo museu, na sala Eduardo Malta, realizam-se conversas “com” Malta. Já no domingo, dia 18 de Maio, quem visitar os Museus e Galerias de Óbidos, tem entradas livres.

N.N.

- publicidade -