Museus caldenses assinalaram Dia Internacional

0
703

notícias das CaldasO Museu da Cerâmica comemorou o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) com a participação de oleiros no jardins que ali demonstraram como se trabalha o barro manualmente e na roda.
Esta acção teve a participação do Cencal (com dois formadores e 15 formandos) e das ceramistas locais Bolota e Ana Sobral, que contribuíram para a concretização e êxito do evento.

Em simultâneo decorreram animações no jardim do Museu de Cerâmica, com modelação de balões e pinturas faciais, assim como demonstrações de desenho livre dos alunos do Cencal.
Esta acção teve uma grande afluência do público escolar, que participou nestas actividades lúdicas e educativas, tendo a oportunidade de executar as suas próprias peças.
No Museu da Cerâmica foi inaugurada a 14 de Maio a exposição “Pictogramas+Icono grafrias”, um projecto que foi desenvolvido ao longo do ano lectivo no âmbito do Mestrado de Ensino em Artes Visuais da Universidade Lusófona de Lisboa, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Santa Catarina.
Os estudantes produziram um conjunto de serigrafias e desenvolveram uma série de registos gráficos identificados com diferentes elementos iconográficos patentes no acervo do Museu da Cerâmica e também da Casa-Museu San Rafael.
As serigrafias foram criadas tendo por base a sua observação nas visitas realizadas.
A exposição vai ficar patente até 23 de Junho de 2011.
No Centro de Artes o dia foi comemorado com actividades para os mais novos nos museus de João Fragoso e António Duarte, assim como várias visitas guiadas. Os seniores foram convidados a passar uma tarde no museu e a conhecer melhor as colecções dos museus António Duarte e Espaço da Concas.
Alunos da Raul Proença vencem concurso “A Minha Escola Adopta um Museu”

- publicidade -

No Dia Internacional dos Museus um grupo de alunos do 7º ano da Escola Raul Proença deslocou-se ao Museu Machado de Castro, em Coimbra, para receber o 1º Prémio Multimédia do Concurso “A Minha Escola Adopta: um Museu, um Palácio, um Monumento…”.
Este prémio foi ganho com o trabalho intitulado “Jogos de Infância”, realizado a partir da obra “Cabra Cega”, de Alberto Lacerda e que pertence ao Museu José Malhoa.
Em 2007 a Escola Raul Proença já tinha conquistado o primeiro prémio deste concurso com um trabalho em vídeo inspirado na pintura de José Malhoa “A Mata das Caldas”.

 

- publicidade -