Museu Raul da Bernarda com serviço educativo

0
682
notícias das Caldas
O serviço educativo funciona, gratuitamente, todas as quintas-feiras

O Museu Raul da Bernarda conta desde o passado mês de Janeiro com um Serviço Educativo, cujo principal objectivo é dar a conhecer a tradição da louça de Alcobaça aos mais novos. A nova vertente foi criada pela autarquia, que adquiriu o edifício depois da fábrica de cerâmica Raul da Bernarda ter encerrado em finais de 2008.
Além do edifício, a Câmara de Alcobaça conseguiu adquirir parte do espólio daquela que era uma das mais antigas cerâmicas alcobacenses, com peças que podem ser vistas na exposição permanente do Museu.

Patente naquele espaço está também a exposição temporária “Os Trajes do Rancho Alcoa Alusivos à Louça de Alcobaça”, com sete vestidos pintados à mão, usados nas décadas de 1930 e 1940 pelo Grupo Cénico do Rancho Alcoa. Os trajes são verdadeiras obras de arte de alguns dos mais conhecidos e notáveis pintores de cerâmica alcobacense, como José Salvador, José Eduardo Serafim, Mário Tanqueiro, Luís Salvador, José Luís Gonçalves ou António José Mendes.
A ideia de avançar com o Serviço Educativo surge na sequência do “sucesso da iniciativa e o interesse demonstrado pelos visitantes”, afirma a autarquia, que desafia as escolas e ATL’s a conhecerem “este espólio tão rico em tradição e história”. Os primeiros petizes a experimentarem o novo serviço foram os alunos da Escola João de Deus a 20 de Janeiro, quando se comemoravam seis meses de abertura ao público do espaço museológico, e se contavam mais de 2.000 visitas. A entrada gratuita no museu, o valor quer dos trajes do rancho quer das peças de cerâmica ali expostas, os bons acessos e facilidade de estacionamento para visitantes, a aposta na sinalética e na divulgação e as parcerias estabelecidas com agentes culturais e empresariais locais e nacionais, são algumas das razões que autarquia acredita estarem na base do sucesso do Museu Raul da Bernarda.
O Serviço Educativo vai decorrer às quintas-feiras, das 10h30 às 12h00 e das 14h30 às 16h30. As visitas são grátis, mas carecem de marcação prévia, que deve ser feita para o tel. 925651638 ou para o e-mail museu.raul.bernarda@cm-alcobaca.pt.
Além dos dias em que funciona o Serviço Educativo, o Museu Raul da Bernarda está aberto de terça a sexta-feira, das 10h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, aos sábados entre as 14h00 e as 17h30, aos domingos e feriados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

- publicidade -

J.F.

- publicidade -