O Museu do Hospital e das Caldas vai associar-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património e promove, durante os dias 24 e 25 de Setembro, entradas gratuitas no seu espaço museológico.
A 24 de Setembro, às 14h30 e no dia 25 às 10h30 serão realizadas visitas guiadas ao património do Centro Hospitalar.
Aos visitantes será entregue um novo folheto informativo com informação sobre todos os espaços patrimoniais que pertencem ao Centro Hospitalar e sugerem-se visitas livres pelo centro histórico caldense.
Oficinas práticas no Museu da Cerâmica
O Museu de Cerâmica realiza no dia 24 de Setembro a oficina de expressão plástica ”Vamos trabalhar o barro”, onde se pretende ensinar a fazer peças de cerâmica e também partilhar histórias sobre o Museu. Esta visita destina-se a alunos do 1º ciclo e aos seniores. De manhã a visita para os mais novos decorre entre as 10h00 e as 12h00 e para os mais velhos entre as 14h00 e as 16h00. Cada sessão pode incluir 22 participantes.
No dia 25 de Setembro decorrerá um “Atelier de recortes e colagens: a partir dos Bichos do Bordalo”. As peças gigantes serão dispostas no Jardim do Museu e haverá uma proposta de elaboração azulejos de papel alusivos ao tema.
O público alvo desta acção são as famílias. O atelier decorrer entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h00. As duas actividades requerem marcação prévia através do tel. 262840280.
Peniche recupera fontes antigas do concelho
No concelho de Peniche, nos dias 25 e 26 de Setembro, vai-se desenvolver uma campanha de educação, preservação e valorização de património cultural edificado que se encontra em várias localidades da freguesia de Atouguia da Baleia.
Este projecto – dinamizado pela Câmara com o apoio da Juntas de Freguesia e das colectividades locais – contará com o envolvimento da população que vai participar na conservação preventiva em quatro fontes antigas.
Este programa está associado ao projecto de Inventário Participativo do Património Cultural, integrado na implementação do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia. No dia 25 de Setembro está prevista, às 9h00, a visita à Fonte dos Loureiros (Geraldes) e às 15h00 à Fonte do Cachocha (Casais Brancos). A 26, às 9h00 será apreciada à Fonte dos Namorados (Reinaldes) e às 15h00 será a vez de visitar o Poço da Violante, na Ribafria.
N.N.
Visitas guiadas, fotografia e música no Mosteiro de Alcobaça
Também no Mosteiro de Alcobaça se assinalam, entre hoje (24 de Setembro) e o próximo domingo, as Jornadas Europeias do Património, com diversas actividades destinadas aos alunos das escolas do concelho e ao público em geral.
As comemorações arrancam com duas iniciativas para os estudantes alcobacenses – uma visita seguida de peddy paper e uma maratona fotográfica que incide sobre a escultura, arquitectura, tumularia e originalidade do monumento. Às 16h30 e a vez do contratenor Luís Peças actuar na Sala do Capítulo.
Amanhã, dia 25, decorre uma visita guiada que inclui a passagem por espaços que habitualmente não estão abertos ao público, uma actividade com início às 11h00. Às 16h00 a artista Isabel Garcia orienta uma visita à exposição “Tormenta”, onde mostra alguns dos seus trabalhos. Patente até ao final de Outubro na galeria da ala sul do Mosteiro, a mostra é composta por trabalhos onde a artista plástica metaforiza a tempestade. Pelas 21h30, as comemorações das jornadas assistem a um novo momento musical, desta feita com um concerto pelo Coro AnimaMea dedicado ao tema “Camões, a Poesia, a Música e a Época Renascentista”. O concerto vai decorrer na Sacristia do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.
No domingo, dia 26 de Setembro, é o Património Religioso de Alcobaça que dá o mote a mais uma visita orientada, desta vez com passagem pela Igreja do Mosteiro, Igreja da Misericórdia, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Capela do Senhor dos Passos e Capela do Desterro. O encontro está marcado para as 16h00, no Mosteiro.
O programa das Jornadas Europeias do Matrimónio em Alcobaça chega ao fim às 18h00, com um Encontro de Guitarras na Sala do Capítulo. Os guitarristas Sérgio Fernandes, Ricardo Martins e Rui Grenha interpretam repertório do Renascimento ao Período Moderno.
J.F.
Circuitos pelo património em Óbidos
Óbidos assinala as Jornadas Europeias do Património com um conjunto de visitas temáticas pela vila, onde especialistas irão aprofundar a história daquele património. Estas visitas, além de tentar dar a conhecer a mentalidade dos antepassados, também irão contribuir para os participantes terem uma atitude crítica sobre o património na actualidade e a sua salvaguarda.
Hoje à noite terá lugar uma pequena palestra de 15 minutos onde será explicado o património barroco na Igreja de Santa Maria. A iniciativa chama-se “A Igreja de Santa Maria e a sua relação com o Barroco” e precede o concerto que abre a temporada de Cravo em Óbidos.
No sábado, pelas 14h00, terá início o circuito do património – viagem pela azulejaria portuguesa em Óbidos – que contempla a passagem pela Porta da Vila, Igreja da Misericórdia, Museu Municipal, Igreja de Santa Maria e Igreja da Nossa Senhora de Monserrate (Ordem Terceira)
A partir das 16h00 terá inicio a viagem pela pintura antiga em Óbidos, que integra um percurso pela Igreja de Santa Maria, Igreja da Misericórdia, Museu Municipal e Ermida de São Brás – opcional (A-da-Gorda).
O ponto de encontro para os dois circuitos será na Porta da Vila e as inscrições poderão ser feiras para bruno.silva@cm-obidos.pt
F.F.
Locais de interesse histórico visitados na Nazaré
Na Nazaré o programa escolhido para assinalar as Jornadas Europeias do Património é composto por um conjunto de visitas guiadas a diversos sítios de interesse histórico do concelho.
Hoje, dia 24, o percurso faz-se entre as 14h30 e as 17h30, com passagem pela Lagoa da Pederneira, Valado dos Frades, Mina, Águas Belas e Pederneira, onde serão visitadas a Igreja da Misericórdia, Igreja Matriz, Antiga Casa da Câmara e Pelourinho. Amanhã, à mesma hora, os que aderirem às comemorações das Jornadas do Património vão passar pelo Sítio, Muralha, Museu Doutor Joaquim Manso, Capela, Santuário e Forte de São Miguel. Já no domingo a visita decorre entre as 14h30 e as 18h00 e o percurso passa pelo Monte Branco (Pedralva), Igreja de Santo António, Capela da Nossa Senhora dos Aflitos, Ascensor e Biblioteca Municipal, onde vai ser exibido um documentário sobre a Nazaré.
Já entre os dias 17 e 20 decorreu uma Maratona Fotográfica subordinada ao tema geral das Jornadas deste ano – “Património: um Mapa da História”. Os melhores trabalhos podem ser vistos até domingo no Centro Cultural da Nazaré.
Todas as Informações sobre as visitas devem ser solicitadas no Centro Cultural da Nazaré, pelo tel. 262189755 ou através do e-mail nazare.informa@cm-nazare.pt.
J.F.
Museu de Cerâmica assinala Dia Mundial da Música
O Museu de Cerâmica vai associar-se à comemoração do Dia Mundial da Música, 1 de Outubro, com a actuação do Cottas Club Jazz Band, às 21horas, nos jardins daquele espaço museológico.
Os Cottas Club Jazz Band surgiram em 2003 e dedicam-se ao Jazz Dixieland (ou Jazz tradicional que foi tocado durante os anos vinte e trinta em New Orleans). Na tradição dos velhos mestres, esta banda executa acusticamente os temas mais famosos da época, cantando com recurso a um megafone.
O grupo integra Rafael Neves (Clarinete), Pedro Morais (Saxofone), Mário Nunes (Trompete, Voz), Hugo Margalho (Trombone), Jorge Maia (Sousaphone) e Alexandre Maia (Washboard).
As entradas são gratuitas.
Angariar fundos para recuperar obras
Amanhã, 25 de Setembro, entre as 11h00 e as 18h00, decorre na Casa dos Barcos, no Parque D. Carlos I, um evento destinado a angariar fundos para o restauro de algumas obras do Museu Malhoa. A Liga de Amigos daquele museu, que organiza esta iniciativa, convida a população a doar objectos decorativos (quadros, louças, trabalhos em cerâmica, madeira ou verga) para que possam ser rifados ou leiloados durante a quermesse.
Estes objectos podem ser entregues na recepção do Museu José Malhoa.
N.N.






























