Museu de José Malhoa acolhe conversa e música antiga de Natal

0
438
O grupo que se dedica à música medieval possui vários músicos das Caldas

Museu abre as portas a a conversa sobre mitos e ainda a um concerto dos Jogralesca, grupo que se dedica à música antiga

A 15 de dezembro, pelas 15h00, Marina Ximenes Henriques é a convidada do ciclo Roda da Memória e virá ao Museu de José Malhoa para conversar sobre “O Mito da Romã: o Mito do Eterno Retorno”, uma iniciativa que é também da Liga dos Amigos daquele espaço museológico.
No mesmo dia, às 15h30, no auditório da ESAD.CR, decorrerá uma conversa à volta d’o Armário – a instalação da dupla von Calhau e que se encontra neste museu.
Vão participar Lígia Afonso, Benedita Pestana, Pedro Barateiro, Raquel Melgue, Cecília Costa, Martinha Maia e Catarina Leitão em torno do projeto O Armário.
Este evento está integrado num programa de itinerância em colaboração com os Maus Hábitos, (Porto), Colégio das Artes (Coimbra), Casa da Cerca (Almada), Museu Frei Manuel do Cenáculo (Évora), e Armário (Lisboa).

Jogralesca atuará no Museu
Entretanto, já no próximo domingo, dia 18 de dezembro, pelas 16h30, o Museu Malhoa recebe a atuação do grupo Jogralesca, que trará um repertório composto por músicas e cantos de Natal. O grupo dedica-se à interpretação da música da Idade Média e Renascimento em fá-lo usando os instrumentos da época.
Os grupo Jogralesca surgiu em 2005 e reúne vários músicos que são e que vivem nas Caldas da Rainha. Os seus músicos têm experiência e interesse na área da música antiga, com o objetivo específico de realizar animações musicais em contextos de recriação e, desta forma, contribuir para a presença nestes eventos de interpretações musicais baseadas em critérios históricos.
Os Jogralesca procuram respeitar os princípios interpretativos ,aceites pela musicologia atual como mais corretos para e, desde então, dedicam-se à interpretação e estudo de música de as épocas referidas.
Os músicos dos Jogralesca utilizam réplicas e sobrevivências dos instrumentos usados nos períodos medieval e renascentista (cítola, rebeca, fídula, harpa, saltério, alaúdes, flautas,charamelas, percussões), muitos deles construídos por elementos do próprio grupo que integra Ana Clément (canto, flautas, e percussões), Ana Margarida Silva (flautas, gaita de foles, percussões), João Caldas Lopes (canto, flautas, percussão), Joaquim António Silva (alaúdes, rebeca, charamelas, gaita de foles), John Fletcher (saz, alaúdes, percussão), Orlando Trindade (canto, cítola, saz e percussão).
O concerto é uma iniciativa da Liga dos Amigos deste museu caldense. ■

- publicidade -