Municípios de Óbidos e Idanha–a-Nova distinguidas pela sua programação cultural

0
658

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) vai atribuir às Câmaras de Óbidos e Idanha-a-Nova o prémio para a Melhor Programação Cultural Autárquica de 2015. O galardão será entregue durante a gala Prémio Autores, transmitida em directo pela RTP, que se irá realizar no próximo dia 22 de Março, pelas 21h30, no Teatro Nacional D. Maria II.
A escolha de Óbidos teve em conta a sua actividade, considerada pela administração da SPA como “exemplar” ao nível da literatura.
Já no ano passado a UNESCO integrou Óbidos na rede mundial de Cidades Criativas da Literatura. O projecto Vila Literária tem vindo a ser desenvolvido desde 2011 pela Câmara, em parceria com José Pinho, da editora Ler Devagar. O resultado são 12 livrarias distribuídas pela vila e em locais improváveis, como um mercado, museus e galerias, e uma antiga igreja.
Entre os dias 15 e 26 de Outubro realizou-se o Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, que reuniu na vila 459 autores e criadores, e no qual se realizaram 36 espectáculos e concertos e 154 sessões literárias. A organização estima que visitaram o evento cerca de 30 mil pessoas.
Entretanto, já está marcada a edição deste ano, que irá decorrer entre 22  de Setembro e 2 de Outubro e terá por tema a Utopia, assinalando os 500 anos da publicação do livro homónimo de Thomas More (1516).

- publicidade -