É inaugurada esta noite, 29 de Julho, às 21h00, uma exposição de escultura cerâmica intitulada “Santo António(s)”, da autoria do ceramista e escultor Victor Mota. A mostra vai estar patente até 31 de Agosto na Biblioteca do Cadaval.
“Este é um santo do tempo da nacionalidade e para mim é um dos maiores homens da História de Portugal que está a par com D. Afonso Henriques”, disse o autor à Gazeta das Caldas, há cerca de um ano, quando a exposição esteve patente na Capela de S. Sebastião, nas Caldas da Rainha.
Nas suas peças o santo é retratado em várias situações: rodeado de livros, a pregar aos peixes, ou com o menino Jesus ao colo.
Victor Mota nasceu em Peniche em 1967 e aos 20 anos começou a sua formação cerâmica no curso de modelação decorativa do Cencal, com os mestres Herculano Elias e Euclides Rebelo. No ano seguinte dá continuidade à sua formação frequentando o curso de escultura cerâmica de figura humana.
Participou em workshops com mestres ceramistas, como Xhoan Viqueira (trabalhos sobre Bordalo Pinheiro) e Francis Beths (trabalhos sobre mobiliário urbano em cerâmica). E ligado a vários projectos na área de modelação criativa para a indústria cerâmica.
Todo o seu trabalho assenta numa profunda pesquisa e estudo, bem como em esboços que dão origem ao seu processo criativo.
Victor Mota tem participado em diversas exposições nacionais e internacionais.
A exposição pode ser visitada às segundas, das 14h00 às 18h00, de terça a sexta, das 9h00 às 18h00 e ao sábado, das 9h00 às 13h00.






























