
A ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy, vai estar na manhã do próximo domingo, 18 de Novembro, na Fábrica Bordallo Pinheiro. A visita ministerial está integrada na iniciativa “19 BB – Bordallianos do Brasil” que trouxe no ano passado 19 artistas brasileiros às Caldas da Rainha. Durante dez dias, autores de várias áreas artísticas – desde a pintura à escultura, passando pelo estilismo e moda – criaram novas obras inspiradas no universo bordaliano. Cada um esteve durante 10 dias na fábrica da Bordallo Pinheiro e, com a ajuda da equipa da fábrica, criou novas propostas artísticas.
A ministra vem visitar a área museológica desta fábrica e ainda terá a oportunidade de conhecer, em primeira mão, as obras que os artistas brasileiros criaram no âmbito desta iniciativa, que visa reinterpretar Rafael Bordalo Pinheiro, trazendo a sua influência para o século XXI.
Entre os artistas brasileiros que desenvolveram obras nas Caldas contam-se Vik Muniz, Tunga, Barrão Tiago Cunha, Tonico Auad, Erika Versutti, Fábio Carvalho, Martha Medeiros, Efrain Almeida, Caetano de Almeida, Isabela Cateto, Regina Silva, Estela Sokol e Saint Claire Cemin.
A fábrica caldense está a produzir 250 peças de cada um destes 19 artistas (num total de 4750 trabalhos) das quais metade se destinam ao mercado português e a outra ao brasileiro.A colecção das novas obras será lançada em Abril de 2013, primeiro no Brasil e depois em Portugal. Estão previstas apresentações no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em S. Paulo. Em Portugal a colecção será dada a conhecer em Lisboa.
A ministra Marta Suplicy está em Portugal desde hoje, dia 16 de Novembro, onde estava prevista a sua participação na inauguração do Espaço Brasil, na LX Factory, em Alcântara.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt
Peças da Bordallo para as mais belas do Miss European 2012

As premiadas do concurso Miss European 2012, qe decorreu no Algarve em Outubro, receberam peças da fábrica caldense Bordallo Pinheiro. À vencedora foi a escocesa Deone Robertson e as damas de honor escolhidas foram a portuguesa Bárbara Fernandes e Victoria Tooby (País de Gales).
Este concurso contou com participantes de Portugal, Inglaterra, França, Holanda, Bélgica, Irlanda, Malta, Escócia e País de Gales, num total de 80 candidatas. Durante os seis dias do evento as dez finalistas dos nove países representantes visitaram alguns locais da região do Algarve.
A Fábrica Bordallo Pinheiro apoiou a iniciativa e está agendada uma visita das misses à unidade industrial das Caldas da Rainha.
N.N.






























