Ministra da Cultura do Brasil visita fábrica Bordallo Pinheiro no domingo

0
522
Marta Suplicy estará nas Caldas na sequência do projecto 19 BB – Bordallianos do Brasil

A ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy, vai estar na manhã do próximo domingo, 18 de Novembro, na Fábrica Bordallo Pinheiro. A visita ministerial está integrada na iniciativa “19 BB – Bordallianos do Brasil” que trouxe no ano passado 19 artistas brasileiros às Caldas da Rainha. Durante dez dias, autores de várias áreas artísticas – desde a pintura à escultura, passando pelo estilismo e moda – criaram novas obras inspiradas no universo bordaliano. Cada um esteve durante 10 dias na fábrica da Bordallo Pinheiro e, com a ajuda da equipa da fábrica, criou novas propostas artísticas.
A ministra vem visitar a área museológica desta fábrica e ainda terá a oportunidade de conhecer, em primeira mão, as obras que os artistas brasileiros criaram no âmbito desta iniciativa, que visa reinterpretar Rafael Bordalo Pinheiro, trazendo a sua influência para o século XXI.
Entre os artistas brasileiros que desenvolveram obras nas Caldas contam-se Vik Muniz, Tunga, Barrão Tiago Cunha, Tonico Auad, Erika Versutti, Fábio Carvalho, Martha Medeiros, Efrain Almeida, Caetano de Almeida, Isabela Cateto, Regina Silva, Estela Sokol e Saint Claire Cemin.
A fábrica caldense está a produzir 250 peças de cada um destes 19 artistas (num total de 4750 trabalhos) das quais metade se destinam ao mercado português e a outra ao brasileiro.A colecção das novas obras será lançada em Abril de 2013, primeiro no Brasil e depois em Portugal. Estão previstas apresentações no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em S. Paulo. Em Portugal a colecção será dada a conhecer em Lisboa.
A ministra Marta Suplicy está em Portugal desde hoje, dia 16 de Novembro, onde estava prevista a sua participação na inauguração do Espaço Brasil, na LX Factory, em Alcântara.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

Peças da Bordallo para as mais belas do Miss European 2012

A vencedora recebeu o Pote Dança das Rãs, uma conhecida obra da fábrica caldense
- publicidade -

As premiadas do concurso Miss European 2012, qe decorreu no Algarve em Outubro, receberam peças da fábrica caldense Bordallo Pinheiro. À vencedora foi a escocesa Deone Robertson e as damas de honor escolhidas foram a portuguesa Bárbara Fernandes e Victoria Tooby (País de Gales).
Este concurso contou com participantes de Portugal, Inglaterra, França, Holanda, Bélgica, Irlanda, Malta, Escócia e País de Gales, num total de 80 candidatas.  Durante os seis dias do evento as dez finalistas dos nove países representantes visitaram alguns locais da região do Algarve.
A Fábrica Bordallo Pinheiro apoiou a iniciativa e está agendada uma visita das misses à unidade industrial das Caldas da Rainha.
N.N.

- publicidade -