Minidesigners abrem estúdio a outros autores

0
715
Ao casal de Minidesigners, Andreia e Ricardo, juntou-se recentemente Manuel Bandeira Duarte (à esq.) num banco-nuvem

Andreia Querido e Ricardo Fonseca continuam a dar nova vida a muitos espaços da cidade e do país. A equipa de design cresceu para dar resposta às solicitações e abre o estúdio-loja a outros autores.

O estúdio-loja dos Minidesigners funciona agora na Rua Coronel Andrada Mendoça, nas Caldas. Os designers Ricardo Fonseca e Andreia Querido tinham ateliê na Praça da República, mas aberto apenas aos seus clientes. Ao fim de 12 anos, o casal entendeu que era o momento de apostar num contacto mais direto com o público e mudou-se para uma loja maior, mas à mesma no centro da cidade. Os autores de vários projetos de design e de renovação dos mais variados espaços de restauração e hotelaria também são responsáveis por espaços de decoração, públicos e privados.
Além de terem o seu espaço de trabalho, os Minidesigners abriram loja e abrem, literalmente, a possibilidade a outros autores de darem a conhecer o seu trabalho. Foi o que fez a dupla de criativos Pedro e Ana do Studio Farinha/Rosa que inaugurou a mostra “Linha da Terra”, a 8 de outubro.
E como não há mãos a medir aos muitos pedidos de trabalho, houve necessidade de contratar Manuel Bandeira Duarte para se juntar ao casal de designers.
Andreia Querido é da área do Design Gráfico e Multimédia, ao passo que Ricardo Fonseca é especialista em Design Industrial e de Produto. Por seu turno, Manuel Bandeira Duarte é formado em Design de Ambientes e Espaço Público. E todos com formação da ESAD.CR.
Além do design gráfico, de comunicação e do packaging, os Minidesigners começaram a receber pedidos de clientes que queriam trabalhos “chave na mão” ou seja, que incluam o acompanhamento de obras, escolha de materiais e também trabalho de imagem, de desenvolvimento de marca, sinalética interior e até paginação de menus.
O prédio Bordallos Prime Apartaments, na Praça da Fruta, foi o primeiro a ser feito de forma global pelos Minidesigners. Inclui três apartamentos e cada um foi decorado com uma das edições dos muitos jornais de Bordalo Pinheiro: Lanterna Mágica, Paródia e António Maria. Há também alguma cerâmica bordaliana na decoração das casas, mas a grande aposta foi feita na vertente de ilustração daquele multifacetado autor. “Tentamos sempre que seja uma experiência vivenciar os nossos espaços”, dizem Ricardo e Andreia, que logo a seguir foram desafiados a realizar o projeto de Design de Interiores para 19Tile Boutique House – um espaço de hotelaria decorado com obras de 11 ceramistas – e, consequentemente, do restaurante Maria dos Cacos que é do mesmo proprietário.
“Criamos ambientes para espaços empresariais e comerciais e agora, com a loja, também nos surgem projetos individuais”, asseguram os autores, que vendem peças criativas, fora da caixa, como uma girafa de três metros de altura (feita em polietileno) e que foi adquirida para o restaurante Maria dos Cacos. Na loja, a peça icónica foi substituída por um grande banco que imita uma nuvem.
Os Minidesigners são, ainda, representantes de marcas de design portuguesas e europeias, e destas últimas têm exclusividade nesta região. Vendem por catálogo e gostam de incluir peças inesperadas nos projetos que desenvolvem. Na loja vendem-se livros de uma editora alemão das áreas criativas desde a arquitetura, lifestyle até ao design de jornais.

Trabalhar em ateliê no campo
Pedro e Ana formam o Studio Farinha Rosa e fazem, diariamente, o movimento contrário da maioria das pessoas: saem da cidade das Caldas para o ateliê de trabalho, que fica em Salir de Matos.
“Temos filhos pequenos e não nos interessa perder esta dinâmica da cidade. Assim é possível ter o melhor dos dois mundos!”, contou a arquiteta caldense, explicando que os clientes não são da zona e facilmente chegam ao ateliê da dupla.
Os autores, que tiveram uma loja de design durante cinco anos no Largo Dr. José Barbosa , estão agora dedicados ao trabalho autoral. “Fazemos um trabalho artístico livre que é adquirido por arquitetos e designers de interiores”, referiu Pedro Farinha. As obras apresentadas nos Minidesigners resultam da reflexão da dupla sobre território, a paisagem, a casa e o habitar e podem ser apreciadas até ao fim de mês. Segue-se uma mostra destinada ao público infantil.

- publicidade -