Milena Miguel e a “Alegoria a Nossa Sra. do Pópulo” na colecção da Gazeta das Caldas

0
803

1-MilenaMilena Miguel é a ceramista convidada a integrar a colecção de cerâmica da Gazeta das Caldas para o mês de Setembro. A sua proposta intitula-se “Alegoria a Nª Sra. do Pópulo”.
Esta ceramista lisboeta veio adolescente para as Caldas da Rainha e desde cedo ganhou o gosto pela cerâmica, tendo iniciado o trabalho barrista pela mão do seu falecido sogro Alberto Miguel. Depois prosseguiu este trabalho com o seu marido, Fernando Miguel com quem partilha o Atelier S. Miguel situado no Formigal (Salir de Matos). Neste atelier trabalham os dois ceramistas e cada um tem peças diferentes e assinadas individualmente.
Aos 17 anos, esta autora vencia o primeiro prémio numa exposição no Casino Estoril, altura em já pertencia a Associação de Artesãos das Caldas da Rainha. Esta foi a primeira das muitas distinções que tem recebido ao longo da sua carreira, dedicada ao trabalho em cerâmica, sobretudo ao figurado.
A peça que Milena Miguel propõe para a colecção de cerâmica contemporânea da Gazeta das Caldas retrata a imagem de Nossa Senhora do Pópulo na porta da entrada da igreja homónima.
Milena Miguel disse à Gazeta das Caldas que apreciou trabalhar e representar na sua peça a N. Sra. do Pópulo “pela sua antiguidade e simplicidade”. Também se interessou por reproduzir no seu trabalho “algo ligado aos caldenses e à matriz da localidade”.
A obra foi modelada manualmente em barro vermelho, medindo cerca de 12 centímetros por 12 centrímetros e foi pintada pela autora com tintas frias.
“Alegoria a Nª Sra. do Pópulo” faz parte de uma série de 50 peças, que são numeradas e assinadas pela artista, Milena Miguel. A obra está à venda por 25,50 euros para assinantes da Gazeta das Caldas e por 30 euros para não assinantes. Aceitam-se inscrições para a sua aquisição pelo e-mail: gazeta@gazetadascaldas.pt

N.N.

- publicidade -