O Atelier-Museu António Duarte, no Centro de Artes das Caldas, acolhe até ao final de janeiro, a exposição de Miguel Ângelo Marques ”Algoritmos da Pintura” que tem curadoria de João Terras. O autor formou-se em Artes Plásticas na ESAD e, neste momento, está a frequentar o mestrado também naquela escola.
O artista, que trabalha como freelancer na área da museografia, tinha previsto fazer uma residência artística no Centro de Artes em abril. O confinamento obrigou-o a trabalhar em casa, dedicando-se à pintura figurativa que tem por base imagens que recolhe pela internet, neste caso no Instagram.
“Parto dessas imagens para iniciar as minhas pinturas dedicadas à figuração”, disse o artista, enquanto realizava uma visita guiada pelas várias salas do Atelier-Museu António Duarte.
Na sala dos retratos, os bustos do escultor entram em diálogo com as pinturas de Miguel Ângelo que se baseiam em selfies da internet.
Noutras áreas, as pinturas deste autor entram em confronto com as visões mais clássicas das esculturas. Nesta mostra, quis “habitar o museu mas não sobrecarregar com mais imagens”, contou o autor acrescentando que as suas pinturas, apesar de baseadas na internet, acabam por se transformar no processo da pintura.
Uma das propostas é de uma jovem que tem uma t-shirt com as aparições de Fátima enquanto segura uma couve na mão e que muito interessou ao pintor.
Nesta mostra há várias modelos que se encontram num campo de ténis, não com o intuito do jogo mas apenas como cenário para posar com adereços cénicos.
Grande parte da obras foram feitas durante a quarentena e, segundo Miguel Marques, serviram precisamente de preparação para o mestrado em Artes Plásticas que agora frequenta.
“Continuar a pintar é, para mim, um ato de resistência”, disse o artista tendo em conta as atuais circunstâncias.
Miguel Marques trabalha em museografia no Centro Internacional das Artes José Guimarães e também para a Fundação de Serralves.
Este autor, que está disponível para visitas guiadas pela exposição está a preparar uma mostra que terá lugar no espaço Mira, no Porto.
”Algoritmos da Pintura” vai estar patente até ao final do mês de janeiro de 2021.

- publicidade -