
Está a decorrer no Cencal até sábado, 23 de Abril a primeira acção de formação do Ciclo dos Grandes Mestras da Olaria Portuguesa. A iniciativa tem como convidado, mestre Velhinho, oriundo de S. Pedro do Corval e especialista nesta área da cerâmica. Em 2009 este ceramista esteve no centro de formação caldense ensinando um grupo de ceramistas de todo o país a produzir grandes talhas.
O Cencal pretende que este ciclo formativo se realize anualmente e que funcione em paralelo ao Ciclo do Figurado e do Fantástico, que já teve uma edição com Júlia Cota, ceramista de Barcelos. Os dois ciclos formativos vão permitir a ceramistas, oleiros, rodistas, designers e artistas plásticos o domínio das técnicas da roda.
Aos 74 anos, Mestre Velhinho continua a querer partilhar o seu saber e emoções de forma a que algo do seu conhecimento perdure vivo na cerâmica portuguesa através dos ceramistas contemporâneos.
Desta acção faz parte a aprendizagem de técnicas avançadas de olaria de roda com este mestre que possui 65 anos de experiência na conformação à roda de peças de grande dimensão e de formatos de grande complexidade. O formador possui ainda profundo saber sobre os comportamentos físicos e técnicos da pasta de barro vermelho e promete ainda ensinar o mais variado tipo de peças e complementos (gargalos, bicos e outros), sem esquecer o asamento, as colagens e os acabamentos. Serão analisadas também as ferramentas usadas para a roda de olaria.






























