O grupo de Jovens Voluntários de Gaeiras (JVG) celebra no domingo, 7 de Abril, pelas 16h00, o seu primeiro aniversário, com a exposição “Ultramar – Dever ou Obrigação?”.
A mostra, que se realiza nos antigos armazéns dos vinhos, pretende dar a conhecer alguns relatos de ex-combatentes e a sua abertura é antecedida de um colóquio subordinado ao tema “Memórias do Ultramar”.
Ricardo Duque, presidente da JVG, considera que “é importante que não se perca a memória da nossa história recente, mas também que ela deixe transparecer, com fidelidade, a par das sombras que fatalmente regista, as fagulhas de luz que iluminaram o seu percurso”.
A exposição está patente até ao dia 27 de Abril e pode ser visitada às sextas, sábados e domingos, das 10h00 às 22h00. Às sextas-feiras, a mostra está disponível para possíveis visitas de escolas.
O grupo de Jovens Voluntários das Gaeiras surgiu no dia 27 de Agosto de 2010, mas só a 4 de Abril de 2012, se constituiu como associação, que tem como objectivo desenvolver a cooperação e solidariedade dinamizando iniciativas relacionadas com as problemáticas da juventude. Aquando da sua formação contava com 15 voluntários e, num período de um ano, aumentou o seu número para 42 jovens.
A organização preparou, igualmente, para o dia 21 de Abril, um almoço convívio, a pensar nos gaeirenses que estiveram no Ultramar, podendo as inscrições ser efectuadas até ao dia 14 de Abril, através do e-mail jvgaeiras@hotmail.com
As iniciativas contam com o apoio da Junta de Freguesia de Gaeiras e do município de Óbidos.






























