Memórias italianas vão ser relembradas no Carvalhal

0
836

Amanhã, 22 de Setembro, a partir das 14h30, na Quinta dos Loridos, no Carvalhal (Bombarral), terá lugar a conferência “Memórias Italianas no Carvalhal”. O evento vai contar com intervenções relacionadas com Património e Memória. A primeira oradora será Nunziatella Alessandrini que vai abordar o tema “Os Affaitati de Cremona e a Quinta dos Loridos”. Segue-se Rui Mesquita Mendes a propósito de “A Paróquia do Carvalhal no século XVIII: notas inéditas a partir de uma visitação efectuada em 1719”.
Miguel Portela falará sobre a importância dos “Gambinos no Carvalhal” e Nuno Ennes abordará “Os Sanches de Baena no caminho de Santiago: nota a propósito de uma concha de vieira no brasão dos Loridos”.
Seguem-se as intervenções dedicadas ao Desenvolvimento e Cultura. Catarina Valença abordará a “Atractividade turística de territórios periféricos baseada em recursos patrimoniais” e Cristina Brito vai falar sobre “De holloways, caminhos e linhas de água: Interpretação da paisagem histórica de uma aldeia”. Paolo Silvi apresentará o tema “Reutilização dos caminhos-de -ferro históricos para o desenvolvimento do território: um modelo italiano”. Rosa Gomes dará uma palestra designada “Abordagem à acção de António Montez, jornalista, escritor e ferroviário, natural do Oeste”.
A organização da iniciativa está a cargo de Maria Fernanda Quadros (advogada e presidente da assembleia geral da Sociedade Filarmónica Carvalhense), Nunziatella Alessandrini (investigadora da Universidade Nova de Lisboa) e Maria Domingas Côrte-Real (consultora de comunicação).

- publicidade -