Melanie Smith criou peça exclusiva para a Bordallo

0
380
A artista plástica britânica aproveitou fragmentos desperdiçados na fábrica

Like Seeing Ourselves Entwined a Deep Coral Reef recria um coral sem vida, como forma de alertar para as questões ambientais

A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro adicionou uma nova peça à coleção WWB – Worldwide Bordallianos. Intitulada Like Seeing Ourselves Entwined a Deep Coral Reef, a nova peça, da autoria da conceituada artista plástica britânica Melanie Smith, é uma edição limitada a 135 unidades devidamente numeradas.
Like Seeing Ourselves Entwined a Deep Coral Reef é a sexta peça da coleção WorldWide Bordallianos, uma coleção exclusiva que reúne trabalhos de alguns dos principais nomes da arte contemporânea, desafiando-os a reinterpretar o legado do mestre Rafael Bordallo Pinheiro. A nova peça já se encontra disponível, por subscrição em www.bordallopinheiro.com, e nas lojas físicas, pelo valor de 1.700€.
Nesta peça, Melanie Smith recriou um coral alvo das agressões ambientais, uma das muitas facetas da emergência climática que vivemos. A artista plástica diz que se inspirou “nas peças naturalistas da Bordallo Pinheiro” para criar este coral, “remoldando e transformando o sentido original em algo mais pessoal”.
A artista acrescenta que, quando visitou a fábrica, ficou “impressionada com partes e fragmentos de materiais de ornamentação de outras peças complexas que eram guardados e outros rejeitados”, pelo que decidiu utilizar alguns desses elementos, como pinças de lagosta, crustáceos e outras formas para fazer um aglomerado que se assemelhasse a um recife de coral sem vida. “Queria que as cores parecessem desbotadas, a ponto de sugerir um desastre ecológico, quase fantasmagórico, mas pontilhei a base com tons mais quentes de vermelho e rosa”, descreve.
Para Nuno Barra, administrador da Bordallo Pinheiro afirma que a natureza é um tema constante em toda a obra de Bordallo Pinheiro, pelo que associá-lo à preocupação ambiental, como acontece nesta peça, e ao aproveitamento de partes de outras peças, “é uma combinação surpreendente”. “O resultado não deixa ninguém indiferente por se tratar de uma peça artística com uma mensagem interventiva, alertando para a necessidade de protegermos o planeta”.
Além da coleção WorldWide Bordallianos, a Bordallo Pinheiro tem-se associado a artistas de renome nacional e internacional na criação de peças contemporâneas inspiradas na obra do Mestre. Ao todo são já 33 estas peças exclusivas, disponíveis também nas coleções Bordallianos e Bordallianos do Brasil. ■

- publicidade -