Marionetas vão animar espaços em Alcobaça

0
993

Ao longo de nove dias, 11 companhias de marionetas, oriundas de três países, participarão em 13 espetáculos do Festival Marionetas na Cidade

Começa no próximo sábado, 27 de setembro, às 22h00, o Festival Marionetas na Cidade, no Mosteiro de Alcobaça. Vários espaços da localidade vão acolher espetáculos de teatro de marionetas, num dos mais antigos eventos culturais da região já que o festival já soma 22 anos.

O evento vai começar com a estreia do espetáculo “Quantum – A Origem”, uma peça em estreia absoluta da S.A.Marionetas – Teatro e Bonecos Portugal e que terá início junto aos Paços do Concelho.

- publicidade -

O espetáculo, que conduz o público numa viagem desde a criação do universo até à saída da vida do meio aquático. Tem uma hora de duração e entradas livres.

Do festival também fazem parte exposições como “O Amor nas Produções S.A.Marionetas”, “Pelo sim, pelo Não – As marionetas da série Felp” e “Quantum – A origem- Processo” que abrem portas no dia 28 de setembro, pelas 16h00, no Armazém das Artes, e têm visitas guiadas.

O evento incluirá espetáculos Dom Roberto como A Tourada, O Barbeiro Diabólico e o Castelo dos Fantasmas que fazem parte das programação para as escolas. As peças poderão ser vistas a 29 de setembro, às 10h30, no Salão Paroquial de Évora de Alcobaça.

As entradas são livres mas é preciso fazer reserva.

Já a 30 de setembro, às 10h30, no Cine-Teatro João D’Oliva Monteiro acolhe o espetáculo “Um submarino em Marte – Imaginar do Gigante”. Já no dia 1 de outubro, será apresentado o espetáculo “Palhinhas – A História de um espantalho” de Krisálida e no dia 2, “Os Sonhos do Tom” do Limite Zero.

A 2 de outubro, às 21h30, o Armazém das Artes recebe uma Oficina de Manipulação de Teatro Dom Roberto. Já no dia 3 de outubro, às 18h00, na Pensão Corações Unidos, haverá uma conversa sobre Renovar a Tradição no Teatro Dom Roberto e que contará com a presença dos marionetistas presentes nesta edição do festival. Também no dia 3, às 21h30, no Armazém das Artes será representada a peça “Cabaret Voltaire”, pelo grupo de Alcobaça, SA Marionetas que organiza esta iniciativa que é apoiada pela República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes, pelo Município de Alcobaça, Reencontro Restaurante, Corações Unidos Pensão, Armazém das Artes e Caixa de Crédito Agrícola. O festival prossegue com mais iniciativas até 5 de outubro.

- publicidade -