“Marionetas na Cidade” começa a 3 de outubro

0
367

O 25º festival de Marionetas na Cidade arranca, em Alcobaça, na próxima segunda-feira, 3 de outubro, e a programação vai estender-se até dia 9. Além de 18 espetáculos que serão apresentados em nove espaços, esta edição vai contar ainda com uma exposição, uma conversa entre marionetistas e com o lançamento do primeiro volume de Cadernos de Teatro de Marionetas da S.A. Marionetas.
Estão igualmente previstas iniciativas que assinalam os 25 anos da companhia alcobacense. A 3 de outubro, pelas 17h30, será inaugurada a exposição “Objectos fascinados – Performances da criação de Natacha Costa Pereira”. Trata-se de um projeto que teve como propósito trabalhar a marioneta no contexto da arte contemporânea, “explorando conteúdos do folclore e da arte popular, ambos raízes do próprio teatro de marionetas”, explica nota sobre o festival. No dia seguinte, 4 de outubro, às 17h30, no Ala Sul Café, na Praça 25 de Abril, é lançado o 1º volume de “Cadernos de Teatro de Marionetas da S.A. Marionetas – Inês de Castro” que acolhe textos originais dos elementos base da companhia, José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre.
A 5 de outubro, pelas 15h30, na Rua Dr. José Nascimento e Sousa (ponte junto à Biblioteca Municipal), há Teatro Dom Roberto, com a apresentação de várias peças. Às 16h30 será inaugurada a placa comemorativa 25 anos da S.A. Marionetas e da inscrição no Inventário Nacional de Património imaterial Cultural do Teatro Dom Roberto. Ainda nesse dia, às 21h30, na adega do Restaurante Corações Unidos, haverá uma conversa uma conversa, aberta ao público, sobre o teatro de marionetas com três marionetistas do teatro tradicional de marionetas português. Participam, entre outras, as companhias Marionetas Rui Sousa, Mãozorra, S.A. Marionetas, a VATE/ATA, do Algarve, a Caricata Teatro e grupos da Bulgária e da Turquia.

- publicidade -