
A companhia alcobacense S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos vai fazer uma digressão internacional que levará os bonecos made in Alcobaça a seis países, distribuídos por três continentes, até ao final do ano.
China, Macau, Inglaterra, Eslováquia, Cazaquistão e Estados Unidos da América compõem o roteiro dos próximos meses, havendo ainda fortes probabilidades de a Tunísia se juntar a esta lista. E pelo meio, tempo ainda para diversas apresentações em Portugal, estreia de novas peças e a realização da 15ª edição do festival Marionetas na Cidade, em Alcobaça.
A apresentação do trabalho de José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre além-fronteiras não é uma novidade, mas nunca os bonecreiros estiverem em tantos países em tão pouco tempo. Por isso, José Gil diz que este é “um momento importante para o teatro de marionetas”.
Na China, os elementos da companhia vão participar no maior festival do mundo dedicado às marionetas em Chengdu, que decorre no âmbito do 21º Congresso Mundial da União Internacional da Marioneta. São 60 companhias, entre as quais duas portuguesas, a apresentar 180 espectáculos, numa iniciativa à qual a S.A.Marionetas leva a peça “Tubic”. Devido à indisponibilidade do tubista Sérgio Carolino, que esteve na origem do espectáculo com a companhia de marionetas, é a Gil Gonçalves (Kumpania Algazarra) que cabe acompanhar os alcobacenses nesta viagem.
Em Junho segue-se Macau, por ocasião das comemorações do Dia de Portugal. Na antiga colónia portuguesa os alcobacenses estreiam a peça “Etc”, mais um original onde tudo, do texto aos bonecos, é da autoria dos membros da companhia. Um espectáculo sem palavras protagonizado por três marionetas esculpidas em esponja.Nos dias 9 e 10 de Junho, ainda em Macau, os alcobacenses voltam a dar vida ao tradicional Teatro D. Roberto e outras apresentações, bem como a realização de workshops. É também lá que vão expor, em breve, parte do seu espólio, no Museu da Marioneta em Macau, a cargo da portuguesa Elisa Vilaça.
Em Julho os bonecos seguem para Inglaterra e em Agosto é estreada a peça “O Povoador” na “Viagem Medieval em Terras de Santa Maria”, onde a S.A.Marionetas tem sido presença habitual. Ainda no mesmo mês, os bonecreiros vão à Eslováquia, apresentar o “Teatro D. Roberto” no European Festival of Humor and Satire Kremnica Gags 2012. Logo em setembro, ruma-se ao Cazaquistão, para o 2º World Puppet Carnival, onde serão apresentadas as peças “Etc” e “Teatro D. Roberto”.
Outubro é altura para mais um Marionetas na Cidade, o festival que todos os anos traz milhares de amantes desta ancestral arte à cidade de Alcobaça. E em Dezembro a S.A. Marionetas segue para os Estados Unidos a fim de participar no festival internacional de marionetas de Hollywood.
A digressão, possibilitada “através do apoio do município de Alcobaça e do investimento próprio da companhia”, foi apresentada no início desta semana, numa conferência de imprensa onde os bonecreiros não esconderam a satisfação por uma agenda tão preenchida. “É o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos, com uma média de cerca de 200 apresentações por ano, um número que é muito bom”, diz José Gil.
O presidente da autarquia de Alcobaça, Paulo Inácio, deixou a promessa de continuar a apoiar a companhia, “na criação de sinergias e na utilização de espaços públicos”, bem como na realização do festival anual da S.A Marionetas, ao qual foi negado o apoio por parte da tutela, numa atitude que os responsáveis continuam a não entender.
Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt






























