
Mariana Sampaio vai levar os workshops para o outro lado do Atlântico. A artista plástica, formada na ESAD e que vive entre as Caldas e Santarém, vai ensinar pintura tradicional em azulejos em Portland (Oregon), nos Estados Unidos da América.
A autora foi convidada pela ceramista Nicole Curcio para realizar as ações de formação e será também recebida no Radius Art Studio, onde coordenará um workshop de dois dias, a 6 e 7 de agosto. Vai ensinar a pintar painéis de azulejos dos séculos XVI e XVII, dedicando-se ao ensino das técnicas de majólica para decoração de superfície. “Já temos vários alunos inscritos”, contou a ceramista à Gazeta das Caldas que irá também coordenar um outro workshop que terá lugar num ateliê de cerâmica de Sonoma, na Califórnia (próximo de São Francisco).
Além dos EUA, Mariana Sampaio foi contactada para dar formação de pintura em azulejo a artesãos de Rio Grande do Sul (Brasil). As primeiras ações terão lugar online, mas a ideia é ensinar de forma presencial em terras de Vera Cruz.
Formadora no Cencal e noutras escolas, a artista, que faz peças sobre a identidade caldense, tem coordenado workshops em parceria com Teresa Vai de Férias, onde ensina portugueses e estrangeiros a executar painéis e placas toponímicas, tudo em nome da tradição azulejar, em tons azul e branco.
“Há um grande interesse pelo azulejo tradicional”, disse Mariana Sampaio, que corresponde a encomendas não só de estrangeiros que compram casa na região como portugueses que querem renovar casas de família.






























