Mariana Sampaio e Nicole Curcio apresentam nova coleção

0
514
As duas ceramistas vão apresentar a nova coleção no próximo sábado, dia 18 de março, no ateliê de Mariana, nos Silos

Uma é portuguesa e outra é norte-americana e estão a criar uma coleção de cerâmica em conjunto

Mariana Sampaio e Nicole Curcio são ceramistas e vão lançar, no sábado, 18 de março, pelas 15h00, no Espaço OF-B, nos Silos, “Com-fusion” uma coleção de cerâmica de linhas atuais mas onde usam técnicas tradicionais de execução.
As peças são feitas à roda, em grés, e têm decorações de motivos contemporâneos, usando técnicas como por exemplo, o esgrafitado. “É mesmo uma espécie de fusão pois unimos nas peças técnicas cerâmicas dos dois países”, contaram as autoras sobre esta coleção feita a quatro mãos.
Serão igualmente apresentadas ao público, no sábado, peças de cada uma das autoras.
Mariana Sampaio e Nicole Curcio conheceram-se online, em 2021, e perceberam que tinham interesses comuns na área da cerâmica. Logo surgiu a oportunidade de Nicole Curcio vir a Portugal e por cá, em conjunto, pintaram um grande painel de azulejo. A reação foi tão positiva nas redes sociais da ceramista norte-americana que Nicole Curcio convidou Mariana Sampaio para dar workshops de pintura de azulejo nos EUA. Estes foram concretizados em agosto.
A ceramista lusa ensinou as técnicas de pintura azulejar portuguesa, a azul e branco, no Radius Art Studio em Portland (Oregon) e no Sonoma Community Center, na Califórnia, próximo de São Francisco. Nos workshops participaram 22 pessoas, entre iniciantes e ceramistas experientes.
Nicole Curcio e o marido pretendem, em breve, vir viver para o Oeste e não faltam ideias às duas autoras. Mariana e Nicole foram representar as Caldas e estiveram a trabalhar ao vivo na Bolsa de Turismo de Lisboa.
Nicole Curcio tem 45 anos e há 30 que se dedica à cerâmica. Trabalhou em Marketing, Relações Públicas e Organização de Eventos e ainda organizou retiros de Yoga e Arte no México.
Na verdade, a coleção “Com-fusion” é a segunda coleção que estão a desenvolver em conjunto. Mariana Sampaio e Nicole Curcio fizeram cerca de duas dezenas de peças em conjunto, quando Mariana Sampaio realizou os workshops no verão. As peças foram feitas à roda por Nicole Curcio e Mariana Sampaio decorou-as com ilustrações. E foram um sucesso pois “venderam-se num ápice!”, contaram. E para “Com-fusion” já têm clientes americanas interessadas que expressaram interesse na aquisição de algumas, via redes sociais. No sábado serão apresentados vários tipos de peças, desde chávenas, travessas e tigelas e que vão custar entre os 30 e os 200 euros.

Um futuro centro comunitário
“Queremos criar um centro de artes comunitário, um espaço aberto para criação, onde será possível fazer residências e retiros artísticos”, disseram Mariana Sampaio e Nicole Curcio. Querem abrir este espaço nas Caldas da Rainha e, neste momento, estão à procura de apoios para este tipo de projetos que apostam no intercâmbio de artistas de vários países.
Nicole Curcio tem também algumas ideias para mostrar Portugal a turistas norte-americanos. Esta ceramista é oriunda de Portland, cidade que tem semelhanças com as Caldas. É uma cidade das artes com vários ateliês de autores a funcionar, entre eles ceramistas, além de fazer eventos anuais dedicados à cerâmica.
Mariana Sampaio é da opinião que Portland poderia ser uma cidade irmã das Caldas, dada a criatividade que ambas possuem em quem escolhe viver e trabalhar nestas cidades. Há até eventos similares relacionados com os ateliês abertos da cerâmica e facilmente “se estabeleceriam intercâmbios entre artistas das duas localidades”. ■

- publicidade -