“Bolinha Vermelha” é como se designa a mostra de ilustração de Mariana, a Miserável e que pode ser vista até 17 de Outubro na galeria da Vanity Land. A autora é uma espécie de alter ego de Mariana Santos, designer gráfica, formada na ESAD, e que se encontra a prosseguir estudos em mestrado em Design Editorial nas Belas Artes do Porto.
“Os meus desenhos não são bonitinhos, gosto sobretudo do que é bizarro”, disse. E é por isso que esta mostrar de carácter erótico não deixa de ter traços do seu universo muito próprio com as personagens femininas representadas com as cabeças muito grandes.
Noutras ilustrações está uma personagem a lembrar Mickey Mouse que se encontra de pernas para o ar, atado e cheio de máscaras. E há interpretações muito próprias de “Garganta Funda” ou da história de uma Branca de Neve que desmaia após ter comido uma banana e não uma maçã. Entre os seus desenhos favoritos desta mostra está o “É só uma banana” pois dá ao visitante “a liberdade de interpretar como quiser, de forma erótica ou não”.
E porque é que escolheu a designação Mariana, a Miserável? “Simplesmente porque Mariana Santos não fica no ouvido e eu decidi que queria ter um nome marcante, que as pessoas percebessem logo”, justificou, acrescentando que gosta de “trabalhar as imperfeições e de brincar com as tristezas e com os problemas”.
Mariana, a Miserável tem 23 anos, é de Leiria e enquanto estudou nas Caldas participou noutras exposições. As suas obras podem também ser apreciadas no seu blog marianaamis eravel.blogspot.com.
Os trabalhos que integram “Bolinha Vermelha” custam 60 euros. A mostra vai estar patente na Vanity, que fica no Largo Dr. José Barbosa, até 17 de Outubro.































