A António, dedicada às malas, mudou-se da Benedita para as Caldas
A Oficina António, uma nova marca que é também o espaço da marca nas Caldas abriu recentemente na Rua Arnaldo Fortes, 26, próximo do Conservatório de Música das Caldas.
A marca António – que descende da firma António e Mateus Lda., fundada há 44 anos na Benedita – deu origem, há oito anos à marca António Handmade Story que se dedica à venda de marroquinaria online para Portugal e estrangeiro.
O design dos modelos é de Ana Mateus e a comunicação está a cargo da irmã, Sara Mateus. Ambas dedicam-se à criação de malas com um design intemporal, apostando em modelos feitos para durar.
A marca António tem vários modelos de malas, feitos com curtimenta vegetal (sem químicos) enquanto que a nova marca vai reaproveitar pele e oferecer aos seus clientes novos produtos com preços mais em conta. “Quisemos criar peças mais acessíveis”, contou Ana Mateus, a responsável pelo novo espaço, explicando ainda que a António é uma marca sustentável, inclusiva, sem cores, nem tamanhos, nem idades. “Somos uma marca agregadora”, disse a designer, sublinhando que as peças “são desenhadas e produzidas por nós”. A António emprega seis pessoas, todas mulheres, que são da região Oeste.
Foram feitas obras no local que agora tem loja de venda ao público, onde se podem adquirir os mais diversos tipos de malas, além de bolsas de cintura, tote bags, brincos em pele, despeja-bolsos e bijuteria em pele.
Além dos seus produtos, Ana Mateus convidou outros autores a vender na loja da marca e por isso há peças de cerâmica, de roupa sustentável, de papelaria, ilustração, serigrafia, alguns criados em colaboração com a António.
Nesta oficina também são criadas peças para outras marcas, por exemplo agora estão a ser feitos porta-chaves de pele para os mercados francês e suíço da hoteleira de luxo.
Ana Mateus está feliz com a nova fase da sua empresa familiar que agora abre com loja própria, no mesmo espaço onde pode dar a conhecer o processo de criação das peças. A designer recorda também que, há oito anos, “ninguém falava em sustentabilidade e como tal fomos das primeiras marcas de moda a abordar o tema”, disse a empresária, que aposta fortemente no storytelling.
Cada modelo de mala tem o nome de um elemento da família. “Já vamos no José e no Joaquim, que são os nossos tios”, disse a designer que faz malas “para durar e até para passar aos filhos”.
Para janeiro, o espaço vai abrir portas para realizar workshops e alguns eventos aos fim de semana. A marca, agora com sede nas Caldas, faz parte da Portugal Manual, uma rede que une artesãos, artistas e designers, unidos para alavancar o trabalho de autor em feiras nacionais e internacionais. Os catálogos da António têm sido feitos nas Caldas, em espaços como os Pavilhões do Parque ou o Hospital Termal.
A loja da António – que é pet friendly – funciona das 9h00 às 18h00, e aos sábados, entre as 11h00 e as 18h00.

































