
O caldense Marc Tomé (alter ego de Marco Filipe) lançou recentemente, em Paris, o seu terceiro single. Intitulado Romance Selvagem, esta canção está disponível on-line, assim como o respectivo videoclip, filmado junto à Torre Eiffel.
“É o hit pop-rock-electro que eu recomendo para este Verão”, disse o autor, de 36 anos, que antes de partir para Paris, vivia em A-dos-Francos. Tudo começou em 2002, altura em que Marc Tomé apresentava regularmente poemas à sua professora de Português da Escola Profissional de Rio Maior, onde se formou como Técnico de Hotelaria, Recepção e Atendimento. A docente acabou por o auxiliar a editar o seu primeiro livro de poesia, intitulado Alma Nua, com o apoio da escola.
Três anos depois, o caldense lançou na biblioteca rio-maiorense, a sua segunda obra poética, designada Despido.
Em 2013, Marc Tomé decidiu emigrar para França, tendo-se instalado em Paris. Contou que tinha 70 euros no bolso e dormida garantida apenas para os primeiros dias. Na primeira semana conseguiu emprego como recepcionista de hotel. No entanto, “fui sempre sentindo necessidade de me exteriorizar de forma artística”, contou o caldense, que recebeu a cantora Susanne Vega na recepção do primeiro hotel onde trabalhou e teve o privilégio de trocar algumas ideias com a artista norte-americana. “Eu nem queria acreditar quando ela voltou a descer do quarto para me oferecer um CD dela autografado!”, disse o caldense que retribuiu, oferecendo os seus livros de poesia à autora.
Vivido esse momento, Marc Tomé decidiu que queria continuar a divulgar a sua poesia, unindo-a música. Em 2016 começou a trabalhar com o produtor Deldongo e foi nessa altura que adoptou o nome artístico. Preferiu Marc a Marco, por ser “mais internacional” e o sobrenome Tomé como forma de homenagear o avô materno.
Ainda nesse ano, o caldense vai lançar o segundo single I Will Kill this Love inspirando-se no fim de um relacionamento que estava a viver. Segundo o autor, a canção foi bem aceite e chegou a concorrer a um concurso de Verão da Rádio Energie. Seguiu-se Maldito Amor, gravado em 2017 e é com orgulho que Marc Tomé contou que o videoclip obteve 194 mil visualizações no Facebook.
Em Novembro último, o caldense apresentou-se ao vivo, a convite do responsável pela comédia “Mariazinha em Paris”. O espectáculo decorre

u num restaurante nos arredores da capital francesa e nele actuaram vários portugueses. “Gostei muito de sentir o público”, disse Marc Tomé que até já tem um clube de fãs. O caldense, que já vai no terceiro single, gostaria de continuar a dar a conhecer as canções ao maior número de pessoas possível. Como compositor, Marc Tomé gostava de escrever temas para as cantoras Lena d’Água e Ágata.































