Quem se dirigir a Óbidos por estes dias pode encontrar artesãos a trabalhar o barro ao vivo. A iniciativa “Mãos no barro em Óbidos” compreende uma exposição na Galeria da Casa do Pelourinho e, a partir de 3 de Setembro, aos sábados, workshops para crianças e adultos, onde poderão aprender a criar alguns objectos.
Madail Mendes tem as suas peças decorativas “do tipo das Caldas” como ele próprio define, numa exposição partilhada também por Cristina Carreira, Paula Clemente, Helena Serrão e António Ribeiro, todos eles residentes na freguesia das Gaeiras.
Actualmente com 72 anos, Madail Mendes começou a trabalhar no barro com 13 anos, nas Caldas da Rainha, com mestres como Armindo Reis.
Depois de emigrado durante 42 anos em Amesterdão, voltou há sete anos para a região, onde se tem dedicado à sua arte. Desde que a exposição em Óbidos começou, a 19 de Agosto, que está todos os dias a trabalhar ao vivo para os visitantes.
“É fantástico, tenho à minha frente uma colecção de peças, a maioria feita pelas crianças”, conta, adiantando que os mais novos têm um fascínio muito grande pelo barro. Madail Mendes ajuda-os a modelar os objectos na roda e ainda os oferece aos pequenos curiosos. Também alguns adultos têm experimentado a modelagem e mostram muito interesse pela forma como o artesão trabalha a matéria prima.
O artesão destaca o interesse da autarquia em divulgar as actividades artesanais que “estão a extinguir-se” e vende as suas peças em exposições e em estabelecimentos comerciais, como a papelaria Vogal, nas Caldas.
A ceramista Paula Clemente também trabalhou ao vivo no passado fim-de-semana e será a primeira a orientar os workshops que se vão realizar.
Destaca que as pessoas gostam muito de “ver os artesãos a trabalhar” e isso reflectiu-se na primeira semana de exposição, com muitos visitantes. “Foi uma semana excepcional”, conta a artista, que também vendeu várias peças, sobretudo a visitantes estrangeiros.
Paula Clemente destaca a riqueza da mostra, que tem por base mostrar diferentes formas de trabalhar a cerâmica.
O espaço desta mostra e o tempo em que esta vai decorrer, será também um espaço de diálogo e experimentação entre designers e artesãos. Foi feito um desafio a um conjunto de designers para pensarem, experimentarem e testarem com os artesãos, o conhecimento e capacidades de relacionamento e de trabalho.
A exposição “Mãos no barro em Óbidos” vai estar patente na Galeria da Casa do Pelourinho até 30 de Setembro e pode ser visitada todos os dias das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.






























