Manuela Ribeiro também tem leitores no Reino Unido

0
683
A escritora vem às Caldas com regularidade dar a conhecer as novas obras

Escritora caldense vende as suas obras online em Terras de Sua Majestade. Uma das suas obras é bilingue

A escritora Manuela Ribeiro tem vários dos seus livros à venda no Reino Unido. Tem vários títulos em português e ainda um bilíngue “Se for uma árvore”, da Hora de Ler, uma editora de Leiria.
As suas obras estão à venda na “Miúda”, uma livraria online especializada em livros infantis escritos ou traduzidos para português com sede no Reino Unido e que se orgulham em ter livros que são publicados em Portugal, no Brasil e em Cabo Verde.
A livraria foi criada por pais de crianças que querem educar os seus petizes em ambiente bilíngue e que consideram que os livros são essenciais para solidificar a presença da língua materna, especialmente quando se vive num país de língua estrangeira. “Se for uma árvore” dirige-se a um público infantil e “é uma história curtinha” que a escritora resolveu fazê-la bilíngue. Propõe por isso ao leitor que vire o livro ao contrário e assim tem acesso à versão da história em inglês. A própria autora é licenciada em estudos gerânicos e por isso poderia ter feito a tradução mas preferiu pedir a uma amiga nativa que é professora no British Council, Sheila Margaret Ward.
As ilustrações da obra são de Bolota (Patrícia Alves). O catálogo online tem várias obras desta autora e sempre que as vende, Manuela Ribeiro repõe, reenviando novos exemplares.
Manuela Ribeiro está a escrever o conjunto de crónicas que designou“130 para cada lado”, uma espécie de diário de uma professora deslocada noutras localidades do país. “Os nomes são fictícios mas as situações e as reflexões são bem reais!”, contou a caldense que foi professora de Português, Inglês e Alemão no 2º e 3º ciclos até 2013. Manuela Ribeiro é presença regular nas escolas e em bibliotecas do Oeste como também participa em sessões internacionais relacionadas com o ensino do Português no estrangeiro. Recentemente esteve numa sessão online com alunos portugueses franceses e marroquinos, que estão a estudar a língua de Camões na escola Romain Rolland de Nanterre (França). “Devo este tipo de participação à pandemia!”, contou a escritora que aprendeu a usar as novas tecnologias para continuar a reunir-se com os seus leitores. Manuela Ribeiro é autora de “O Caso das Lagostas Recheadas”, uma aventura passada nos dias de hoje nas Caldas da Rainha.

- publicidade -