Malhoa acolhe exposição de Eduarda Rosa

0
706

É inaugurada aamanhã, dia 8 de Fevereiro, pelas 16h00, no Museu Malhoa, a exposição “Voltar a Casa”, de Eduarda Rosa. Da mostra fazem parte trabalhos realizados entre 2016 e 2019, onde estão presentes pinturas com simetrias radiais, colagens com padrões repetitivos que lembram azulejos e painéis de azulejos e peças de gesso que podem ser pensadas como tendo origem num desejo de volume resultante do contacto cedio com a cerâmica e a escultura.
Entre 2013 e 2015, Eduarda Rosa inspirou-se nos trabalhos de Lygia Pape “The book of time” and “Night and day”, propondo-se a criar 365 formas, usando só linhas rectas. Deu-lhes o nome de Trans Formas, pois resultaram da transformação de formas observadas. Iniciou, depois, o processo de criar o segundo conjunto de 365 Trans Formas, desta vez usando não só linhas rectas, mas também linhas curvas e muitas com uma relação mais óbvia com os objectos que lhes deram origem. As Trans Formas foram usadas como um sistema generativo, um vocabulário para produzir desenhos.
Nas suas colagens, a artista utiliza geralmente livros velhos, do fim do século XIX ou da primeira metade do século XX, enciclopédias ilustradas, atlas, livros científicos, revistas, desenhos, gravuras ou fotografias e coleccionando-as para posteriormente encontrarem o seu lugar num desenho. Mais tarde essas imagens vão encontrar lugar num desenho.
Eduarda Rosa diz: “Nesta minha actividade há também um aspecto lúdico, de fazer e de experimentar, de ironizar, de produzir, de decorar, de organizar. E todo o meu trabalho é organizado em torno de algumas ideias, que pelo seu despropósito e absurdo fazem que tudo seja um jogo. Gosto de organizar imagens e fotografias, dentro de formas ou em grelhas, ás vezes por temas, outras vezes por associações intuitivas. Gosto de numerar a fim de dar uma ordem pseudo científica.

Da química para as artes

Eduarda Rosa (1949) vive e trabalha em Lisboa. Licenciou-se em Farmácia e doutorou-se em Química Orgânica no Imperial College em Londres tendo desenvolvido a sua vida profissional na Faculdade de Farmácia de Lisboa.
Iniciou a sua formação na área das artes plásticas em cursos noturnos nas escolas Ar.Co e Arte Ilimitada, tendo após a reforma ingressado no Curso de Desenho do Ar.Co (2007- 09), seguindo-se na mesma escola o Curso Avançado de Artes Plásticas (2009-11) e um ano de Projecto Individual (2011-12).

- publicidade -