João Raquel é maestro da banda de Óbidos há quatro anos |DR
O maestro da Banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense, João Raquel, pode estar a dias de dirigir e gravar um disco com a Orquestra Nacional do Paraguai. O português foi um dos cinco finalistas do programa televisivo espanhol Bravo Maestro e conhecerá a 23 de Setembro a decisão do júri. Até lá o público também poderá ajudar, votando on-line (www.musicum.net) no maestro de Óbidos.
João Raquel soube a 8 de Agosto que era um dos cinco finalistas do concurso “Bravo Maestro”, juntamente com maestros do Brasil, Argentina, Colômbia e Espanha. Para trás ficavam cinco meses de trabalho intenso de apresentação de trabalhos de direcção e escrita musical, apresentado por cerca de 120 maestros de todo o mundo.
Entre os dias 8 e 12 de Agosto os finalistas trabalharam com um grupo de maestros e cada um deles acabou a dirigir a Orquestra OIDO, na Casa Colón, em Huelva. A João Raquel coube, em sorteio, o Primeiro Andamento da 6ª Sinfonia de Beethoven. “Era a que menos queria porque era a mais comprida e difícil, mas foi um desafio que correu bem”, disse à Gazeta das Caldas.
Os cinco maestros gravaram como se tivessem vencido o programa televisivo, que começa a ser transmitido a 2 de Setembro. Na última emissão, transmitida a 23 de Setembro, é conhecido o vencedor. As gravações deste programa, num formato semelhante a um reality show, baseiam-se no trabalho de preparação de um maestro, desde que o convidam para dirigir determinada obra até chegar ao concerto.
O público pode também continuar a votar, através do link www.musicum.net/votar/ porque se não houver concordância entre os membros do júri, será este um factor de desempate.
Para João Raquel esta tem sido uma experiência “muito enriquecedora”, até porque foi a primeira vez que trabalhou com uma orquestra de cordas. Para além disso, ganhou 120 amigos (os outros concorrentes) e regressa com várias propostas de intercâmbio para direcção de orquestra, da Sérvia, Itália, Espanha, Venezuela, Colombia e Argentina.
João Raquel é maestro da Sociedade Musical e Recreativa Obidense (SMRO) há quatro anos e diz que foi a motivação que encontrou nesta casa que o levou a iniciar uma segunda licenciatura, em Direcção de Orquestra, em Huelva (Espanha), na escola que organiza o concurso este ano pela primeira vez.
Natural de Benavente, é também professor do ensino básico na variante de Educação Musical e tem participado em vários grupos de música, masterclasses de direcção de banda e orquestra de sopros.
Concerto internacional
O concerto teve um repertório exclusivamente português |DR
- publicidade -
A Banda de Óbidos deu um concerto, no passado sábado, 26 de Agosto, onde além do maestro João Raquel, contou com a participação especial de maestros de associações de Espanha, Alemanha, Itália e Bélgica. Este espectáculo está incluído no projecto europeu “The music is the key”, que decorre até ao final do ano, envolvendo as associações musicais dos cinco países da Europa.
Cada um dos maestros dirigiu, à vez, os músicos da banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense, que interpretou apenas música portuguesa. Houve fado, com a participação da fadista Liliana Jordão, que interpretou temas como o “Sr. Vinho”, “Há palavras que nos beijam” e “Lisboa Menina e Moça”. O programa contemplou ainda obras de compositores portugueses, algumas originais para banda, e canções tradicionais como o “Malhão Malhão”, “Menina que estás à janela” e “Milho Verde”.