Maestrina Joana Sá vai lançar livro “O Saxofone Feliz”

0
680
A docente do Conservatório de Santarém apresentará a obra em breve

Maestrina e saxofonista dará a conhecer o seu primeiro livro em breve

Joana Sá, 27 anos, é caldense e é professora de Saxofone e de Orquestra no Conservatório de Música de Santarém. É também a maestrina e diretora artística da Sociedade Musical e Recreativa Obidense. Recentemente publicou o seu primeiro livro, “O Saxofone Feliz”.

A obra, que surgiu no âmbito do seu mestrado, é já usada nas aulas de Iniciação, com os seus alunos mais novos. “Alguns ainda não sabem ler mas já estão a aprender a tocar saxofone”, disse a autora, acrescentando que o livro dá a conhecer melhor este instrumento musical, de uma forma pedagógica, acessível e divertida. No livro aprende-se qual é a melhor forma de cuidar deste instrumento de sopro, como se monta e como se tira o melhor partido sonoro, seguindo as propostas de exercícios. “O livro foi pensado para leitores entre os seis e os 10 anos”, disse a professora, acrescentando que este foi feito de forma a que os pais também possa participar na leitura. Joana Sá sentiu necessidade de criar este obra, para ajudar os seus alunos mais novos. E como o seu mestrado em Ensino da Música – com foco no Saxofone e também na Música de Conjunto – esteve ligado às áreas da Iniciação Musical e dos Jogos Didáticos, Joana Sá dedicou-se a estudar os métodos de aprendizagem. Da sua investigação resultou o protótipo de um livro infanto-juvenil. A ideia valeu-lhe 20 valores no seu mestrado e os docentes incentivaram-na a editar. Com chancela da Flamingo e com coloridas ilustrações de Bruno Clériston, “O Saxofone Feliz” tem contado com grande adesão sobretudo de professores de saxofones, o que deixa Joana Sá muito satisfeita. Tanto que já lhe estão a perguntar quando se seguem as obras sobre outros instrumentos musicais.

- publicidade -

A apresentação desta obra decorrerá antes do final do ano e tem conquistado o interesse dos jovens músicos que aprendem saxofone na brincadeira, seguindo as propostas reunidas nas 33 páginas de “O Saxofone Feliz”.

Joana Sá gostaria de apresentar este seu primeiro livro em várias localidades. À Gazeta das Caldas, a autora contou que quer dar continuidade a este projeto onde se prova que os jogos didáticos são uma ferramenta muito útil na aprendizagem musical.

- publicidade -