
Foram apresentadas, a 16 de julho, em Lisboa, 11 novas sardinhas da coleção da Bordallo Pinheiro. Uma delas pertence ao designer caldense Manuel Bandeira Duarte que foi convidado pela própria marca para criar um exemplar que intitulou “Sonho Bordalliano”.
O corpo da peça foi decorado com várias ilustrações dispostas cronologicamente e que celebram o princípio do caminho da própria unidade industrial, em 1884, com a marca “Fábrica de Faianças”.
Nesta sardinha, de cor amarela, marca presença a famosa Jarra Beethoven e o azulejo que decorou o espaço português na Exposição Universal de Paris.
De um lado está Zé Povinho, personagem que está a celebrar os seus 150 anos, e do outro, está Maria Paciência.
Estão também o Gato Assanhado, as borboletas, as andorinhas e as rãs, sendo que estas últimas “são um importante símbolo da cerâmica de Bordallo”, disse o autor. A sardinha de Manuel Bandeira Duarte, tal como Rafael Bordallo Pinheiro, também possui um monóculo.
Para idealizar este exemplar que se dedica à própria história da fábrica “contei com a ajuda da minha consultora sobre Bordalo Pinheiro, a minha amiga e livreira Isabel Castanheira”, disse o autor que esteve presente na festa de apresentação da nova coleção de sardinhas da marca e que aconteceu na capital.
Entre as restantes propostas contam-se exemplares apadrinhados por personalidades como, entre outros, de Herman José, Bárbara Guimarães e o ator Ricardo Carriço. O humorista apresentou Smile, sardinha que oferece “um concentrado de sorrisos, pontuados a vermelho, cor a que são atribuídas a paixão, a energia e á excitação”, informa nota de imprensa. A apresentadora tem a sardinha “Lambona” que se apresenta “brilhante, franzina, prateada e bela. Na brasa torna a brilhar, o cheiro convida, com gosto bem português, alegra-nos a vida”. Por seu lado, Ricardo Carriço tem a Sardinha da Sorte que “navega” num mar de esperança, onde há sonhos entre trevos de quatro folhas, números mágicos e símbolos de proteção.
“Ela celebra a energia positiva que une os portugueses: a fé no futuro, o amor, a esperança e a sorte, invocada com um sorriso”, acrescentou a mesma nota. ■






























