No dia 10 de Junho, Luís Ricardo, que vive nas Caldas da Rainha há oito anos, lançou na Feira do Livro de Lisboa o seu terceiro livro intitulado “O Líder Charlatão”.
Esta foi a segunda vez que o autor marcou presença na Feira do Livro, a qual considera ser o maior evento nacional dedicado à literatura. “Só me posso sentir honrado pela minha editora me convidar a participar. Tratou-se de um pré-lançamento”, referiu.
O lançamento oficial de “O Líder Charlatão” decorrerá em breve na terra natal do autor – Moncorvo, onde nasceu em 1961.
Sobre este livro, o professor do ensino secundário explicou à Gazeta das Caldas que procura “alertar para o exagero infundado na adoração que fazemos a alguns líderes, sejam eles sobrenaturais ou considerados sobre-humanos da área da política, da economia, do desporto, da história ou da religião”.
“O Líder Charlatão” procura ainda identificar aqueles que acham que “têm capacidades especiais de liderança, que são iluminados, ou que se julgam imprescindíveis para orientar as nossas perdidas vidas”.
A obra versa sobre os líderes que têm como estratégia ”aproveitar as brechas do conhecimento, da ignorância e do medo, resultando sempre em benefícios para o líder charlatão e para a sua organização”.
Luís Ricardo é doutorado em Liderança Educacional e as inspirações para as suas obras surgiram do lasto que ganhou quando realizou os seus estudos de doutoramento sobre as relações de liderança. Também se inspirou em autores como Carl Sagan, Bertrand Russell, David Hume, Mikhail Bakunin, Richard Dawkins, Eric Hoffer e Edgar Morin.
“O Líder Charlatão” tem a chancela da Chiado Editora, assim como os dois títulos anteriores “O Fim do Líder” e “O Líder e a Liderança”. Esta terceira obra é uma continuação e um melhoramento do segundo O Fim do Líder.































