Luís Peças canta em Óbidos

0
2747
noticias das caldas
Os contratenores já actuam na vila de Óbidos, mas vão voltar a Alcobaça | D.R.

O famoso contratenor alcobacense, Luís Peças, começou recentemente a cantar perto da capela de Nossa Senhora da Piedade, em Óbidos. Ao abrigo de um contrato com a Pousada Castelo de Óbidos, o artista elogiou a forma como foi recebido na vila, que não considera abandonar nem quando voltar à Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça.

- publicidade -

Se nas últimas semanas se cruzou com dois cantores a cantar música barroca e medieval perto da capela de Nossa Senhora da Piedade, em Óbidos, fique a saber que se trata da dupla de contratenores Luís Peças e João Paulo Ferreira, que desde 2005 actua no Mosteiro de Alcobaça.
Para os obidenses e turistas, há males que vêm por bem. A vinda dos cantores para Óbidos deve-se à habitual demora na tomada de decisões do Estado. Estes artistas costumam actuar no Mosteiro de Alcobaça em contratos de seis meses (entre Abril e Setembro ), em que três eram pagos pela autarquia alcobacense e três pela DGPC (Direcção Geral do Património Cultural), que gere o mosteiro.
No último ano a dupla cumpriu os normais três meses no Mosteiro e no fim de Julho aguardou pelo contrato da DGPC. “Esperei, esperei e não chegou o contrato”, explicou Luís Peças à Gazeta das Caldas, acrescentando que a directora do Mosteiro, Ana Pagará, o havia informado de que a situação estava a ser resolvida em Lisboa.
Aguardaram até ao fim do ano, até que foram convidados pela Pousada do Castelo (que pertence ao grupo Pestana Hotéis) que lhes fez uma proposta. E foi assim que desde há poucas semanas passaram a cantar – para gáudio dos turistas que visitam a vila – junto à Capela de Nossa Senhora da Piedade.
Entretanto, e segundo o cantor, chegou uma proposta da DGPC e da autarquia de Alcobaça para este ano voltarem a actuar mais seis meses no Mosteiro.
Nada de grave. Os dias têm 24 horas. Até Abril a dupla actua todos os dias de manhã em Óbidos. A partir desse mês irá dividir-se por Alcobaça e Óbidos.

- publicidade -