Sara Cardina vive no Reguengo da Parada onde tem o seu atelier de trabalho e há dez anos que se dedica à criação de bijutaria, joalharia e também, de peças de cerâmica. Estas últimas encontram-se agora à venda na loja da Gazeta das Caldas.
Este autora durante vários anos foi funcionária pública na Câmara de Óbidos mas agora, reformada, dedica-se ao seu trabalho artístico. A cerâmica ocupa agora parte do seu quotidiano e quando as encomendas são muitas, pede ajuda aos seus familiares. “Vendo para mais de 20 lojas”, comentou esta autora que produz peças que são vendidas em Lisboa, Sintra, Algarve, Porto, Óbidos, Batalha, Coimbra e Funchal. Gosta de trabalhar o tema da mulher, mas dedica-se a temas – todas trabalhadas artesanalmente – onde se destacam os peixes, pássaros, casas ou guitarras.
Sara Cardina gosta dos trabalhos relacionados com as artes decorativas e até já trabalhou em madeira. Tirou vários cursos no Cencal e dá muito importância à formação contínua, apostando forte na inovação, pois reconhece que para conquistar clientes “é preciso estar sempre a criar coisas novas”, disse.
Inspirada nas formas da Natureza
- publicidade -
Teresa Alves formou-se em Design de Cerâmica na ESAD e já tirou vários cursos no Cencal, tendo também um percurso na cerâmica industrial.
Para os seus trabalhos, a artista diz que se inspira “em todas as formas e geometrias da Naureza física e emocional”. E portanto ao meio ambiente que vai buscar influências para criar os seus relevos, texturas e até cores.
Esta autora que expõe desde 1992 está também ligada à OCA (Obidos Ceramic Academy) e, em conjunto com outros autores, que desenvolveu o seu trabalho artístico naquele espaço, está a participar numa exposição colectiva que pode ser apreciada até 15 de Agosto no café-concerto do CCC.
Na loja das Gazeta das Caldas, Teresa Alves tem várias peças tridimensionais à venda e, tal como Sara Cardina, aposta forte em vidrados e cores vibrantes nas suas peças feitas em grés.