Início Cultura Livro de Carlos Querido faz parte do Plano Nacional de Leitura

Livro de Carlos Querido faz parte do Plano Nacional de Leitura

0
Livro de Carlos Querido faz parte do Plano Nacional de Leitura
Carlos Querido aquando da apresentação de O Processo de Camilo

O Processo de Camilo, do autor caldense Carlos Querido, foi recentemente incluído no Plano Nacional de Leitura. A obra resultou de uma investigação que o juiz desembargador realizou, destinada a uma palestra sobre o processo mais famoso do Tribunal da Relação do Porto – o julgamento do escritor Camilo Castelo Branco.
Segundo o site do Plano Nacional de Leitura, esta obra aborda o processo judicial de Camilo Castelo Branco e de Ana Plácido decorrente da sua intensa paixão e que levou à prisão daquele escritor, por adultério, em 1859. O mesmo portal refere que o contexto e a moral da época “estão bem retratados nesse livro, que combina a dimensão documental com textos de Camilo e de outros autores que elegeram a vida romanesca de Camilo e o seu desfecho como tema das suas obras”.
O Plano Nacional de Leitura é uma iniciativa do Ministério da Educação e tem como objectivos o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como o alargamento dos hábitos de leitura.
Quando esta obra foi lançada, em Abril de 2018, durante o evento “Abysmo nos arredores de Imaginário”, Carlos Querido explicou à Gazeta das Caldas que se tratava de “um texto pequeno, que demora 45 minutos a ler, só que tem 49 notas de rodapé que correspondem à investigação”. O autor referiu que já na época se questionava se as pessoas deveriam ou não ser punidas por crimes de amor.

Autores no PNL

Da região Oeste há também outros autores que viram os seus livros inscritos no Plano Nacional de Leitura.

É o caso dos caldenses Manuela Ribeiro com os livros História que há de ser e Um mistério até ao fim e José Ricardo Nunes com Andar a Par (poesia). Também fazem parte o obidense (natural do Olho Marinho) Armando Silva Carvalho com O Amante Japonês (poesia).
Também a livreira e contadora de histórias Mafalda Milhões, que reside nas Caldas e trabalha em Óbidos, possui várias obras no PNL, entre as quais Manuel: o Menino com asas de livros (com Joana Lopes), Acho que posso ajudar (com David Machado) e Afinal o Caracol. Por seu lado, Vanda Furtado Marques, de Alcobaça, possui obras para a infância e juventude sobre a história local como A Padeira de Aljubarrota e o Amor Pedro e Inês e que também fazem parte deste programa.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.