Amanhã, 29 de Setembro, pelas 16h00, no Museu de Cerâmica será lançado o livro “João Macedo Correia 1908-1987 – O Legado de um Ceramista”, de Adélio Correia. Trata-se de uma co-edição do município de Barcelos e do Museu de Olaria.
A obra será apresentada pela investigadora Isabel Maria Fernandes.
João Macedo Correia nasceu em 1908, em S. Vicente de Areias, uma das sete freguesias com tradição olárica do concelho de Barcelos. Oriundo de uma dinastia de oleiros, tornou-se uma figura ímpar da região como ceramista e como defensor das louças de Barcelos. Neste seu percurso virá a ter grande influência a sua passagem pelas Caldas, onde frequentou a Escola Bordalo Pinheiro, conviveu e fez amizade com ceramistas de renome nacional, como Francisco Elias e Avelino Belo, com quem manteve contactos durante anos. O acervo documental que João Correia deixou permitiu aos investigadores clarificar algumas das confusões que subsistem entre “Louças de Barcelos” e “Louças das Caldas”.
O lançamento do livro sobre João Correia e as ligações daquele ceramista às Caldas da Rainha fazem parte da programação das Jornadas Europeias do Património que este ano se dedicam ao tema “partilhar memórias”.
Lançamento de livro amanhã no Museu de Cerâmica
- publicidade -































