Hoje há conferência sobre livro “Quase Todo o Bordalo”

0
455
Gazeta das Caldas - Livraria 107
Isabel Castanheira

A 1 de abril, a partir das 18h30, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, decorrerá uma conferência sobre o livro que será lançado no futuro e que será dedicado ao patrono daquele estabelecimento escolar.
“Quase Todo o Bordalo”, “é uma aproximação a um catálogo raisonée, que nasce da coleção e labor da livreira Isabel Castanheira, que ao longo de vários anos fez a recolha da produção gráfica deste multifacetado artista.
A autora, que geriu a mítica livraria 107, terá o novo livro “enriquecido com a colaboração do Museu Bordalo Pinheiro e de outras coleções”, explica nota ainda redigida pelo editor João Paulo Cotrim, recentemente falecido.
O novo livro, que será lançado futuramente, e que está a gerar expetativa na comunidade caldense, incluirá peças inéditas, ”o que tornarão a obra uma referência absoluta”.
O responsável pelo design é Jorge Silva, “por muitos considerado o melhor designer gráfico de Portugal”, informa a mesma nota sobre esta iniciativa que envolve o Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro que “se associou de modo muito ativo a este lançamento, não apenas em aspetos da produção concreta, envolvendo alunos locais, como na criação de um pequeno ciclo de eventos que, num caso ou outro, serão abertos à população”.
Naquela nota, João Paulo Cotrim, ainda concluiu que, as Caldas da Rainha “com mais esta iniciativa, torna-se claramente o centro de produção de saber nacional sobre essa figura extraordinária”.

A apresentação da futura obra contará  com a conversa “Bordallo – Modernidade e Irreverência” com a autora, Isabel Castanheira e o designer Jorge Silva. A moderação vai estar a cargo de Carlos Querido.

- publicidade -