Caldas da Rainha vai receber a 4 de Maio, pelo terceiro ano consecutivo, o evento anual do desenho de humor na imprensa internacional, o World Press Cartoon. Trata-se da 14ª edição de um salão de projecção global que todos os anos premeia os melhores cartoons publicados em todo o mundo. Um dos políticos mais retratados é Donald Trump.
Concorreram 900 trabalhos que foram avaliados por um júri presidido pelo cartoonista António Antunes e que inclui o argentino Óscar Grillo, o português Manuel Peres, o brasileiro Cássio Loredano e a catalã Maria Picassó.

Há 900 desenhos que foram avaliados pelo júri do World Press Cartoon (WPC), evento cuja gala e exposição voltam a realizar-se nas Caldas pelo terceiro ano consecutivo. Os finalistas para os ‘óscares’ da caricatura e da crítica social foram seleccionados no início desta semana. Os elementos do júri teve também oportunidade de contactar com a região no passado fim de semana.
Ao todo, foram escolhidos 280 trabalhos que vão integrar a exposição do WPC´19 que poderá ser vista no CCC a partir de Maio.
Preside aos trabalhos o director do salão, o cartoonista português António Antunes, que trabalha no semanário Expresso desde 1974 como cartoonista. Juntam-se a este responsável o argentino Óscar Grillo, o português Manuel Peres, o brasileiro Cássio Loredano e a catalã Maria Picassó. Foram eles que, entre os 900 desenhos a concurso, escolheram o vencedor do Grand Prix de 2019, bem como os restantes premiados nas três categorias do evento: caricatura, desenho de humor e cartoon editorial.
No concurso deste ano estão representados jornais ou revistas, que foram publicados em 68 países, ou seja, um terço dos países do mundo. Tal como no ano anterior, foram igualmente recepcionados trabalhos publicados digitalmente.
O Grande Prémio de 2018 foi ganho pela caricaturista italiana Marilena Nardi com um desenho sobre a Liberdade de Expressão que foi publicado em Espanha. Em 2017 o vencedor foi Alireza Pakdel, do Irão, com um trabalho que aludia à tragédia dos imigrantes no mar Mediterrâneo.
O anúncio dos prémios terá lugar no CCC no próximo dia 4 de Maio, num espectáculo de música e humor que deverá contar com a presença de todos os autores premiados. A actuar estará um cómico francês que vai dividir o palco com o humorista natural de Leiria, Pedro Tochas.
No mesmo dia será inaugurada a exposição World Press Cartoon. À Gazeta das Caldas, António Antunes informou que a Euronews irá fazer a cobertura para todo o mundo da iniciativa, levando a que as Caldas da Rainha seja referida internacionalmente.
O responsável quer também consolidar a relação com as Caldas da Rainha. “O grande desafio é conquistar o público desta região”, disse o cartoonista, explicando que, além do espectáculo da entrega de prémios e da exposição, haverá uma demonstração de caricatura com os vencedores das várias categorias que se vai realizar no centro da cidade durante o dia 4 de Maio.
Este evento realiza-se em parceria com a Câmara das Caldas e o organizador gostaria de envolver o sector privado através da Fábrica Bordallo Pinheiro.
O cartoonista é o autor da coleccção Figurões produzidas na fábrica caldense que já fizeram parte da exposição do World Press Cartoon de há dois anos.
O WPC mudou-se para as Caldas da Rainha em 2017 e no ano passado teve a sua primeira internacionalização, dado que a exposição de caricaturas foi apresentada, em Outubro, na sala de exposições da universidade madrilena em Alcalá de Henares, onde existe uma especialização nesta área da comunicação social.

- publicidade -