Jovens da ESAD mostram a criatividade do design na galeria novaOgiva

0
647

Quem passou por Óbidos na tarde de sábado, 30 de Abril, “tropeçou” em várias intervenções culturais. O convite foi lançado por 18 designers gráficos e multimédia, que apresentaram os seus trabalhos na Galeria novaOgiva e em espaços públicos da vila, entre as 16h00 e as 24 horas.
A mostra, intitulada, “Às xx horas na Galeria novaOgiva” apresenta projectos que vão do grafismo, à fotografia, passando pela intervenção artística ou mesmo a música, que poderão ser vistos até finais de Maio.

notícias das Caldas
Alguns dos projectos que vão do grafismo, à fotografia, que podem ser apreciados na Galeria novaOgiva

Uma impressão em linóleo, feita pela roda de um carro, na Praça de Santa Maria, deu início ao evento criado por um grupo de alunos finalistas do primeiro curso pós-laboral de Design Gráfico da ESAD. Depois, hora a hora, as apresentações foram-se seguindo, tendo terminado à meia noite, com uma performance na Galeria novaOgiva. Foi também neste espaço que os jovens “residiram” durante 15 dias e onde têm agora expostos todos os trabalhos feitos, numa exposição que vai durar até ao final do mês.
O mote era o convite e os jovens designers mostraram várias propostas do tema. O professor de design Nuno Fragata começou por explicar que o “isco” foi lançado a um conjunto de pessoas que passaram muitas horas com ele, nas diversas disciplinas que tiveram. O desafio ganhou uma primeira roupagem na intervenção de cada um e, depois, quando decidiram onde iria acontecer.

- publicidade -

“O resultado é um conjunto de 18 convites”, disse o docente, explicando que existem convites à observação e outros à interacção.
Também presente na inauguração do evento, o sub-director da ESAD, Rodrigo Silva, destacou a relação da ESAD com Óbidos, que considera ser uma “vila especial, onde a criatividade contemporânea salta”.
O responsável lembrou que a escola de artes possui mais de 1200 alunos e que o Design Gráfico e de Multimédia é um dos seus cursos âncora e fundadores. Nesta mostra o design “deixa de estar nos suportes mais habituais e passa para a parede e ligação com os cidadãos”, disse, fazendo notar que quando o design se apropria de um espaço como a novaOgiva este pode ser um veículo de transmissão de imagem privilegiado.
Rodrigo Silva destacou ainda o trabalho de Ana Calçada (responsável pela Rede de Museus e Galerias de Óbidos) que, na sua opinião, tem sido uma “interlocutora” privilegiada da ESAD. Já a responsável salientou que “só faz sentido que esta casa abra os braços aos criativos”, numa altura em que comemora os seus 40 anos de existência.
Ana Calçada deu ainda nota da alegria vivida pelos 18 participantes durante as duas semanas em que andaram a preparar os trabalhos e em que grande parte do dia, e sobretudo da noite, era passada naquele local.
A vereadora com o pelouro do património na Câmara de Óbidos, Rita Zina, salientou a pertinência do grupo em ter adoptado o tema “convite” para uma primeira iniciativa e deixou, também ela um convite para que este trabalho possa ter continuidade, uma vez que o concelho aposta fortemente nas actividades relacionadas com a criatividade.

 


Um livro de visitas em post-its

Nelson Rodrigues, aluno do terceiro ano da licenciatura em Design Gráfico, é o autor do projecto que dá inicio à exposição. Partindo da ideia de convite, incita os visitantes a deixar uma mensagem sobre a exposição, como se de um livro de visitas se tratasse, mas através de post-its colados na parede.
No inicio figurava apenas uma folha, escrita pelo autor do projecto e, no final da mostra, existirão várias, que serão retiradas e reunidas, fazendo nessa altura um livro de visitas. “Não há aqui uma ideia fixa, a pessoa pode escrever ou desenhar o que entender”, refere Nelson Rodrigues, acrescentando que é a interactividade gerada com o público que lhe interessa.


Linhas de lã mostram o circuito da exposição

Daniel Santos e Gustavo Gomes trabalham em conjunto no projecto para a galeria novaOgiva. Tendo em mente que uma parte do convite são as informações existentes, tanto espaciais como temporais, pegaram nas primeiras e, através de linhas de lã, mostram o caminho que pode ser seguido para visitar a exposição.
“Escolhemos uma peça central da galeria, que é a caldeira e, a partir daí temos uma espécie de invasão do espaço, mas vinda de dentro”, sintetiza Daniel Santos.
O projecto inicial era um pouco diferente, mas foi adaptado em função do local, que descrevem de “fantástico e que favorece a criatividade”. O grupo de 18 designers passou cerca de 15 dias em regime de residência artística. “Quase vivemos cá”, salientaram os jovens, que durante este período também foram filmando todo o trabalho que iam desenvolvendo.

Performance junta música e desenho

“Convida” intitula a proposta de André Moraes, Érica Andreina e Raquel Abreu. Descrito pelos autores como um projecto com vida própria, este consistiu numa interacção entre público e autores e entre os próprios autores, ao nível gráfico e musical.
Durante mais de duas horas André Moraes e Raquel Abreu tocaram instrumentos musicais, cujo som foi interpretado por Érica Andreina através de desenhos que fez numa tela de grandes dimensões colocada no último andar da galeria.
Os jovens levaram também diversos instrumentos musicais, como percussões, ocarinas, flautas e um baixo, e convidaram os presentes a acompanhar.
Sobre esta exposição consideram ser uma “grande oportunidade de expandir horizontes”, até porque, enquanto designers, trabalham mais no anonimato, sendo visível apenas o trabalho produzido. “Aqui funcionámos como uma família, tanto ajudámos os outros colegas, como eles vieram ter connosco”, concluíram os três jovens.
A pintura executada poderá ser vista durante o decorrer da exposição, assim como o vídeo que mostra o trabalho a ser executado.

 

- publicidade -