Jovens artistas da ESAD expõem trabalho nas Caldas

0
616

notícias das CaldasRita Manuel e Luís Simões, licenciados em Artes Plásticas pela ESAD, trabalharam em colectivo durante quatro anos, antes da sua ida para Berlim, em 2009. Regressam agora com um mini-ciclo de exposições na galeria do Atelier Arte e Expressão, onde o objectivo não é mostrar trabalho conjunto, mas sim o que têm desenvolvido e por onde têm seguido os seus caminhos artísticos.

“Voo Impossível” dá título à exposição de Rita Manuel que esteve patente na galeria do Atelier Arte e Expressão entre os dias 8 e 11 de Setembro. A residir há dois anos em Berlim, a jovem, de 30 anos, aproveitou as férias do verão para partilhar o desenvolvimento do seu trabalho artístico na cidade natal. “Foi também aqui [Caldas da Rainha] que cresci como artista e é bom mostrar o que tenho estado a fazer” contou Rita Manuel à Gazeta das Caldas, durante a inauguração da mostra, organizada pela própria artista.
A exposição apenas esteve patente durante cinco dias, à semelhança do que vai acontecer com a próxima. De acordo com Rita Manuel, é tempo suficiente para as pessoas apreciarem o seu trabalho e também o que foi possível de concretizar, uma vez que se tratou de uma iniciativa autónoma.
“Nas Caldas há mais o hábito de ver exposições quando estão cá os alunos da ESAD e neste momento ainda estão de férias”, acrescenta a artista, que contou com a presença de muitos colegas, também eles jovens artistas, que se formaram na escola de artes caldense.
A mostra foi dividida por quatro salas. Um dos espaços albergou a “série de cores”, um conjunto de desenhos desenvolvidos em atelier, em Berlim, durante o ano de 2010. Os outros espaços da galeria acolheram uma intervenção de desenho na própria parede, intitulada “liga e desliga”, uma instalação de vídeo, denominada “toca na água” e uma projecção de slides, com base em fotografias de infância, e que dá nome à exposição, “voo impossível”.
“Em todos os trabalhos há uma ideia de círculo, que é uma forma aberta, que associo muito à entrada e saída de luz”, revela a artista, adiantando que também se inspirou no ritmo solar e na manifestação da luminosidade do sol na terra.
Rita Manuel desenvolveu grande parte do trabalho durante a sua estadia nas Caldas e destaca que a cidade a inspira, especialmente, “neste trabalho onde o sol e a luz estão muito presentes”.
Na capital alemã Rita Manuel tem desenvolvido alguns trabalhos artísticos, entre eles um projecto com crianças de origem sérvia, palestiniana, turca e curda, onde gravou sons de canções das várias culturas de origem e interacção dos mais novos com o jardim biológico onde estavam inseridos.
Depois a artista fez uma composição sonora e a instalação de uma escultura com plantas apanhadas em volta do espaço que acolheu a mostra – o antigo aeroporto de Tempelhof, que está a ser transformado em parque. Voltará em breve para Berlim, onde irá continuar a desenvolver os seus projectos. “Enquanto somos jovens há que continuar a fazer trabalho, a mostrá-lo e partilhar com os outros”, realça.

- publicidade -

Um palmo e oito dedos

A completar o mini-ciclo expositivo na galeria do Atelier estará a mostra de Luís Simões, que será inaugurada no dia 21 de Setembro. Denominada “Um palmo e oito dedos”, a exposição estará patente até ao dia 25.
Luís Simões vive actualmente em Portugal, depois de uma curta passagem por Berlim e uma estadia mais longa em Moçambique. O artista plástico trabalha muito a relação da natureza com o corpo humano e utiliza matérias naturais. Nos últimos tempos tem feito uma recolha de plantas medicinais, que depois tece para provocar instalações no espaço.
“Somos pessoas do mundo”, resume Rita Manuel, destacando que são essas experiências que utilizam na sua produção artística.
O espaço galeria “exposição” do Atelier Arte e Expressão fica situado na Rua Capitão Filipe de Sousa, nº 2, 1º andar, nas Caldas da Rainha.

 

- publicidade -