Jovem italiano de Deruta faz workshop nos Silos

0
760

O jovem Francesco Branda, de 21 anos, veio de Itália para as Caldas no âmbito do protocolo feito entre as cidades das Caldas da Rainha e de Deruta.

O autor, que trabalha peças de joalharia, onde inclui pequenas peças de cerâmica feitas pela sua mãe, Annalisa Piccioni que possui o seu atelier cerâmico em Deruta.

A residência artística está a decorrer com a ceramista Mariana Sampaio, que tem o seu espaço nos Silos.

- publicidade -

“Estamos a realizar um intercâmbio e depois iremos a Itália para ensinar as técnicas do areado e do musgado, típicas da cerâmica caldense”, contou a ceramista que é também artista plástica, formada na ESAD.CR.

As peças italianas, que antes serviam para equilibrar os teares, são agora usadas como peças decorativas, usadas com a joalharia. Para Francesco Branda estes intercâmbio “são ótimos para aprender novas tecnicas e conhecer outras culturas”. O jovem que está a gostar de estar nas Caldas, onde tem por perto o Atlântico e diz que cidade “é maior” do que Deruta.

O autor dividiu banca com Mariana Sampaio na última edição do Bazar à Noite, a 5 de julho onde também divulgou o workshop que fará com a ceramista a 19 de julho, entre as 14h00 e as 18h00, nos Silos. Neste “Italy meets Portugal” os participantes poderão realizar o seu colar e a sua pulseira, aprendendo joalharia e juntando peças de faiança italianas e portuguesas.

- publicidade -