Sérgio Silva, cujo nome artístico é Kokab, está a lançar-se no mundo da produção musical com um inovador instrumento electrónico que chegou agora a Portugal.
O Reactable é uma máquina revolucionária inventada por um grupo de jovens espanhóis há cerca de seis anos e que ficou internacionalmente conhecida quando a artista Bjork a utilizou numa digressão.
Trata-se de uma mesa que se liga ao computador e que através de uma interface electrónica utiliza uma série de peças físicas para misturar sons e músicas como um sintetizador analógico, num painel circular sensível aos objectos.
Cada uma das peças tem a sua função: ritmo, tom ou efeito, entre outros. A posição espacial de cada uma das peças na mesa vai modificando o som que se ouve, ao mesmo tempo que vai produzindo efeitos visuais.
Quando está a utilizar aquele instrumento electrónico, Kokab torna-se um DJ especial, no qual vai misturando os sons previamente programados no computador através dos “cubos”. “É preciso compor uma música e depois tocá-la, mas de cada vez que a toco pode soar de uma forma diferente”, porque tem muito improviso”, explica.
“Há um espaço de manobra muito grande. É como fazer uma sopa, em que se podem colocar os ingredientes numa panela numa sequência diferente”, prosseguiu.
As músicas podem ser ouvidas na Internet (soundcloud.com/soundandvoices), mas a verdadeira experiência inovadora é assistir a uma actuação ao vivo e ver como tudo se processa.
Segundo Sérgio Silva, a sua Reactable é a primeira a chegar a Portugal. “Já há uns quatro anos que eu vinha a acompanhar o trabalho dos criadores através da Internet e esperei até estar disponível para a comprar, no início do ano”, revelou, sem querer dizer qual foi o valor de compra.
Formação básica de música clássica
Sérgio Silva tem 30 anos e nasceu na Marinha Grande. Durante 20 anos morou na Suíça para onde os pais emigraram quando era pequeno. Foi neste país que começou a interessar-se pela música, quando frequentou um curso de piano e música clássica. Essa formação básica nota-se na música que compõe.
Depois de regressar a Portugal esteve a viver nas Caldas, depois em Lisboa e recentemente mudou-se para o Sobral da Lagoa (Óbidos).
Ao longo destes anos dedicou-se sempre à música, mas só agora com a Reactable decidiu começar a apresentar o seu trabalho. “Achei que este era o momento”, afirmou.
A primeira actuação com a Reactable foi na Quinta da Azenha, em Óbidos, a 30 de Abril, numa festa a seguir à apresentação em Portugal do primeiro disco a solo de Neil Taylor, guitarrista de Robbie Williams.
Durante a Feira das Actividades Económicas na Expoeste, que decorreu no final de Maio, Sérgio Silva fez também uma demonstração do revolucionário instrumento, que atraiu muitas atenções no público presente.






























