Jovem caldense vence prémio europeu com vídeo de dança

0
1195

Maria Carolina Lalanda foi a vencedora do concurso internacional “Tell us your story”, promovido pelo projeto MINDtheGaps (Media Literacy Towards Youth Social Inclusion), apoiado pela Comissão Europeia. Este concurso teve como objetivo distinguir o vídeo mais original que refletisse sobre o uso das tecnologias digitais durante o confinamento.
A caldense, de 15 anos, estava a frequentar o curso básico de dança – na Escola Vocacional de Dança das Caldas – e durante a quarentena teve que realizar trabalhos online. O vídeo “Uncertain Days”, com 2m27s, mostrava a coreografia a solo da autora, feita para avaliação de uma das disciplinas. A jovem expressou – através da dança – quatro aspetos positivos e igual número de aspetos negativos causados pela pandemia. O vídeo ficou “tão bem”, que acabou por concorrer ao concurso internacional, disse a jovem à Gazeta das Caldas. Maria Lalanda sagrou-se vencedora na categoria entre os 15 e os 18 anos, à qual concorreram jovens de Portugal, Bulgária, Turquia e da Noruega.
”Fiquei muito surpreendida!” pela vitória, disse a caldense, que usou a canção “Andrà Tutto Bene (Vai Ficar Tudo Bem)” de Cristóvam no vídeo, tendo contatado com o próprio artista. “Autorizou-me a usar a canção para”, disse a dançarina, que já usa o tablet que gahou neste concurso europeu.
“Nunca pensei que fosse logo ganhar, à primeira vez que concorro”, acrescentou a jovem.
A caldense aprendeu a “mexer” no programa de edição de vídeo – em que trabalhou centenas de fotografias, tiradas em sequência – com a ajuda dos docentes. Maria Lalanda estuda Ciências e Tecnologia na Secundária Raul Proença e pretende seguir para áreas relacionadas com a Genética ou Engenharia Aeroespacial.

 

- publicidade -