Jovem autor lança hoje primeiro livro de poesia no CCC

0
577
Tiago Carvalho
O jovem, que frequenta a Academia Militar, quer continuar a dedicar-se à escrita

Hoje, 19 de Novembro, pelas 19h00, será lançado no café-concerto do CCC o livro “Versos Rasgados” de Tiago d’Almeida. Este é o pseudónimo de Tiago Carvalho, jovem lisboeta de 20 anos mas que vive nas Caldas desde pequeno.
O autor, que frequentou a Escola D. João II e a Secundária Raul Proença, estuda agora na Academia Militar e já está no terceiro ano do curso de piloto aviador.

Tiago D’Almeida aos 10 anos já escrevia, actividade que intensificou a partir do ensino secundário. Frequentava o 8º ano quando adorou “Os Lusíadas” e por isso leu a obra duas vezes de seguida. E é por isso que junta Camões a Almeida Garrett, António Nobre, Florbela Espanca, Fernando Pessoa ou Camilo Pessanha à galeria dos seus autores favoritos. Referiu também Goethe, Dostoiveski, Nietzsche, Hermann Hesse ou Gibran Kalil.
“Primeiro a escrita era um hobbie e aos poucos tornou-se uma paixão”, contou o jovem, que reúne neste seu primeiro livro os seus melhores poemas, escritos entre 2007 e 2010. Tiago explica que na poesia aborda sentimentos mais fortes e deixa a prosa para contar histórias, criar cenários e personagens. “As duas formas de escrita complementam-se”, disse
Tiago D’ Almeida já tem terminados trabalhos em prosa que quer agora enviar para concursos literários. Com a história sobre um marujo que deixa a expedição de D. Nuno Alvares Pereira para se misturar com nativos brasileiros – O Segredo de Porto Seguro – este autor já foi distinguido  com uma menção honrosa no Concurso Montijo Jovem 2009.
Entretanto já tem outras histórias escritas, ligadas a mundos de aventuras e até com a vida de reis como o D. João II e a Rainha D. Leonor.
Na família deste jovem autor, não há ninguém ligado à literatura, mas os pais sempre o incentivaram a ler. A mãe é professora de Geografia na Escola D. João II e o pai é engenheiro electrotécnico.
A obra é editada pela Caminho das Águas que partilha com o autor os custos da primeira edição, que conta com 500 exemplares.
Alem da escrita e da aviação, Tiago gosta de viajar e é também um apreciador de desportos de neve. Tem igualmente um fascínio pela Antiguidade e sempre que pode visita ruínas onde, aliás, busca inspiração para as suas histórias.
A apresentação da sua primeira obra de poesia vai estar a cargo dos professores e investigadores Teresa Perdigão e de Nicolau Borges. A capa de “Versos Rasgados” é uma fotografia da praia da Foz do Arelho que foi tirada pela namorada do autor.
A apresentação é co-organizada pelo CCC e pela Editora Caminho das Águas.

- publicidade -