O escritor José Luís Peixoto vem às Caldas a 4 de Outubro, pelas 16h30, à Livraria Bertrand do Vivaci para apresentar o seu mais recente romance. Intitulada “Livro”, a obra debruça-se sobre a emigração portuguesa para França nos anos 60 e descreve o que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um futuro com dupla nacionalidade.
A obra confirma José Luís Peixoto como um dos principais romancistas portugueses contemporâneos e como um autor de crescente importância no panorama literário internacional.
The Independent, El País, Le Monde, La Reppublica e a Folha de São Paulo são alguns dos títulos internacionais que se têm pronunciado sobre as publicações do autor. Recentemente o The Guardian publicou uma crítica onde refere que “o dom de Peixoto para a escrita é algo raro, de beleza rítmica”. Já o Le Fígaro referiu-se ao escritor como alguém que “levanta bem alto a literatura do seu país”.
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, José Luís Peixoto foi professor em Praia (Cabo Verde) e em várias cidades de Portugal, antes de se dedicar a tempo inteiro à escrita. No seu curriculum constam o “Prémio Jovens Criadores” (área de literatura) – arrecadado em 1997, 1998 e 2000 – e com o “Prémio de Poesia Daniel Faria”. Em 2001, o livro “”Nenhum Olhar” valeu-lhe o Prémio Literário José Saramago.































