José Aurélio venceu Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande

0
698
José Aurélio
O escultor alcobacense (à esquerda) viu distinguida a sua obra de homenagem ao pintor Fernando de Azevedo

“Homenagem a Fernando de Azevedo” é como se designa a obra do escultor José Aurélio, vencedora da Bienal Internacional de Artes Plásticas e Design Industrial da Marinha Grande, que decorreu no mês passado.
O júri foi unânime na distinção e o artista de Alcobaça recebeu o prémio de 15 mil euros, patrocinado pela Gallo Vidro SA.
Foi com uma criação em vidro que o autor decidiu homenagear o seu amigo, o pintor Fernando de Azevedo que durante vários anos presidiu à Sociedade Nacional de Belas Artes. Foi também o primeiro director artístico da Bienal da Marinha Grande.
Esta edição contou com a participação de  217 artistas de Portugal mas também de  Espanha, Bulgária, Islândia, Dinamarca, França ou Angola. Ao todo concorreram 316 obras e destas foram seleccionadas 92.
Este ano foi também homenageado o mestre vidreiro marinhense Diamantino dos Santos (Pimenta), tendo sido feita uma exposição retrospectiva da sua obra (extra-concurso). Foi igualmente homenageado o surrealista Cruzeiro Seixas. O certame contou com a presença da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.

- publicidade -