
É sob o mote “O Futuro da Memória” que se realizam em Portugal as Jornadas Europeias do Património de 2012. Um tema escolhido pela Direção-Geral do Património Cultural, que coordena as comemorações nacionais para “promover a aproximação do público ao património cultural, no seu sentido mais amplo, realçando a sua importância enquanto memória e documento da história e do desenvolvimento das sociedades e também o seu papel para a construção do futuro”.
Entre 28 e 30 de Setembro há actividades de sensibilização para a importância da salvaguarda do património a decorrer em mais de 50 países que se associam a esta iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia. A região não é excepção, com eventos em Alcobaça, Caldas da Rainha, Nazaré e Peniche.
Alcobaça
Em Alcobaça é no Mosteiro que se assinalam as Jornadas. Durante os três dias, as visitas serão livres e gratuitas. Para os alunos do 2º ciclo há visitas orientadas e um peddy-paper dentro do monumento.
Às 17h00 do dia 28 de Setembro decorre a apresentação do catálogo “Fernando Pinheiro a preto e branco, in black and white, en noir et blanc” na Sala do Capítulo. À noite, pelas 21h00, o Claustro D. Afonso VI acolhe o espectáculo multidisciplinar “O Rondó da Carpideira”, um tributo aos registos etnográficos “Povo que Canta” de Michael Giacometti. O espectáculo é uma criação do saxofonista Mário Marques, do pianista Daniel Bernardes e de Gonçalo Tarquínio, responsável pelo vídeo e concepção visual.Ao longo do dia 29 realiza-se a visita temática “O Culto Mariano nos Coutos de Alcobaça – das origens ao Mosteiro de Santa Maria”. Da parte da manhã os participantes vão até à Nazaré, de visita ao Museu Dr. Joaquim Manso, ao Santuário, a Paredes da Vitória (Pataias) e à Pederneira. A tarde é dedicada ao Mosteiro de Alcobaça. Limitada a 35 visitantes, esta é uma actividade que carece de inscrição prévia, que deve ser feita pelo telefone 262505120 ou através de e-mail para mosteiro.alcobaca@igespar.pt.
Ainda no sábado, serão divulgadas pelas 16h30 as fotografias seleccionadas no âmbito do concurso “O Futuro da Memória”. O anúncio será feito na Sala do Capítulo, onde às 22h00 tem lugar um concerto por Almendrix Trio, com João Carlos Assis no piano, Karla Bach na percussão e Paulo Pedrassolli no violão.
No último dia de jornadas, a 30 de Setembro, há uma visita técnica à Igreja d Coberturas do Mosteiro, centrada no tema “Arquitectura e Sistema Construtivo”. Orientada por Ana Margarida Martinho, esta acção tem início marcado para as 10h00. Às 15h00 é a vez de Cecília Gil orientar uma outra visita, desta feita dedicada ao tema “O Esplendor do Barroco no Mosteiro de Alcobaça”. A última actividade está marcada para as 16h30 e é uma outra visita orientada por Isabel Costeira, sobre “Santa Maria de Alcobaça e o Culto Mariano”.
Nazaré
“O Futuro da Memória: Apelo aos Sentidos: Visão e Audição” é o nome de uma exposição que vai estar patente, entre 28 e 30 de Setembro, na Biblioteca Municipal da Nazaré. Neste equipamento, são várias as iniciativas que o Município da Nazaré promove para assinalar as jornadas, num programa cuja abertura está marcada para as 15h00 de sexta-feira, dia 28.
No dia seguinte, pelas 15h30, Moisés Espírito Santo fala sobre “O Futuro da Memória”. Já no domingo há sessão de encerramento às 15h00, seguindo-se a exibição do filme “Nazaré”, de Manuel Guimarães.
Peniche
No âmbito das Jornadas Europeias do Património, decorrem entre as 14h00 e as 17h00 dos dias 28, 29 e 30 de Setembro, visitas guiadas ao Farol do Cabo Carvoeiro. É precisamente do farol que arranca a visita guiada com interpretação do património natural e cultural marcada para as 09h30 do dia 29. Trata-se de um percurso pedestre entre o Cabo Carvoeiro e a Papoa, com passagem por diversos pontos de interesse patrimonial.
Também as igrejas do concelho de Peniche vão estar em destaque nestas jornadas, com um itinerário que permite a visita a diversos templos e cujos horários e informações devem ser consultados em www.cm-peniche.pt. A última proposta do concelho de Peniche é um workshop de conservação preventiva de madeiras que se vai realizar a 29 de Setembro, entre as 14h00 e as 18h00, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia. Com um custo de cinco euros por participante, que inclui equipamentos, ferramentas e produtos especializados de conservação e restauro, o workshop carece de inscrição prévia pelo telefone 262758644 ou de e-mail para ciab@cm-peniche.pt.
Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt
Iniciativas nos museus caldenses

No dia 28 de Setembro, pelas 21h00, vai realizar-se uma conferência com o padre Filipe, capelão do Hospital, que terá como tema “Aspectos da vida religiosa do Hospital no Livro do Compromisso”. A conferencia terá lugar na sala de exposições temporárias e será seguida por uma visita guiada nocturna ao Museu do Hospital (que fica no ex-Palácio Real) e no dia seguinte, pelas 11h00, terá lugar uma visita guiada ao património do Hospital Termal. Para mais informação e inscrições contactar o museu através do telf. 262830300 ou através ou e-mailmushospcaldas@sapo.pt.
No Museu de Cerâmica, a 28 de Setembro, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h00, haverá visitas temáticas a um conjunto de 10 peças significativas do acervo do museu. Em simultâneo vai realizar-se nos jardins o Jogo da Descoberta, que visa dar conhecer o património cerâmico azulejar que se encontra no espaço verde. As duas actividades serão coordenadas por Guilhermina Costa.
No dia 29 de Setembro, pelas 15h30, Cristina Horta dará uma palestra sobre “Azulejaria no Museu de Cerâmica”. Será a oportunidade de conhecer melhor os azulejos aplicados no palacete e nos jardins do Museu, do século XVI ao XX, a sua tipologia e o seu historial.
Para mais informações e inscrições prévias contactar o museu através do tel. 262840280.
No Museu Malhoa vão decorrer visitas guiadas à exposição permanente que se dirigem a séniores e a crianças com idades entre os seis e os 14 anos. As visitas são sujeitas a marcação prévia. Para mais informações contactar Conceição Colaço através do telf. 262 831984.
N.N.






























