Jogralesca gravou canções da Rainha

0
991
A gravação das canções do tempo da Rainha D. Leonor

Grupo local de música antiga gravou, durante três dias, no Museu do Hospital e das Caldas o repertório de canções do tempo da Rainha D. Leonor

O grupo Jogralesca gravou no Museu do Hospital e das Caldas, o álbum com música do tempo da Rainha D. Leonor.

As gravações decorreram ao longo de três dias, no início de setembro e, segundo o maestro e coordenado do grupo, Joaquim António Silva, a gravação contou com produção de Duncan Fox e com som de Miguel Constantino.

- publicidade -

A gravação das canções do tempo da Rainha D. Leonor, concerto que o grupo tem levado aos mais diversos locais da cidade e freguesias caldenses contou com o apoio da @gda_fundacaogda.

Segundo o músico, a Fundação da Gestão dos Direitos dos Artistas dá apoio à gravação. Das 622 candidaturas aprovou-se apoiar 120, entre as quais as deste grupo local que se dedica à música da Idade Média e do Renascimento.

“Gravámos o repertório que estamos a apresentar nos concertos de celebração dos 500 anos do Legado da Rainha D. Leonor”, contou o responsável acrecentando que têm atuado não só na cidade mas também em várias freguesias caldenses. Aturam, por exemplo, nas igrejas da Serra do Bouro, Nadadouro, Sta. Catarina, A-dos-Francos e Salir de Matos.

Neste concerto, os Jogralesca retratam o ambiente musical europeu no período da vida de D. Leonor, interpretando peças musicais da segunda metade do século XV e primeiro quartel do século XVI. As canções são interpretadas com instrumentos utilizados na época.

O grupo integra Ana Clément (voz, flautas de bisel, charamela e percussão), Ana Margarida Silva, (flautas de bisel), João Caldas Lopes (voz, flautas de bisel e charamela), Orlando Trindade (voz, viola de mão e percussão), Joaquim António Silva (alaúde, viola de mão, viola de gamba e charamela). O grupo foi convidado para atuar nas festas da Nazaré na próxima sexta-feira, dia 12 de setembro. “É a segunda vez que atuamos naquelas festividades, atuando nos momentos lúdicos”, contou o maestro. Na Nazaré também se ouvirão as canções do tempo da rainha D. Leonor. O álbum será lançado em novembro, no âmbito das celebrações da Rainha.

- publicidade -