Cidade Imaginária é como se intitula o novo livro de João B. Serra que vai ser lançado a 7 de Dezembro, às 18h00, no Museu Malhoa. A obra, que será editada pelo Património Histórico, reúne quarenta e duas short stories, outras tantas percepções sobre a cidade contemporânea, as suas referências humanas e as suas projecções identitárias. As pequenas estórias serão contadas através de diálogos sincopados, em regra balizados por duas personagens, uma mulher e um narrador.
Cada história remete para um lugar e um tempo definidos, geográfica e humanamente concretos, mas convoca também as imagens que a literatura, a pintura, a fotografia, o cinema e a história construíram sobre o lugar e o tempo.
Cidade Imaginária conta com ilustrações de Ana Aragão, design de Henrique Cayatte e prefácio de Luísa Soares de Oliveira (crítica de arte contemporânea e docente da ESAD.cr). A apresentação vai estar a cargo de Pedro Xavier Mendonça.
O historiador João B. Serra é autor de vários estudos sobre história de Portugal do século XX. Interessado pela problemática das transições, tem prestado atenção às transformações da sociedade contemporânea. É professor coordenador jubilado do Instituto Politécnico de Leiria e titular da Cátedra Unesco em Gestão das Artes da Cultura, Cidades e Criatividade, atribuída ao IPL/Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Presidiu à Fundação Cidade de Guimarães/Capital Europeia da Cultura e foi assessor e Chefe da Casa Civil do Presidente da República Jorge Sampaio.
- publicidade -































