João Pombeiro realizou vídeo sobre os U2

0
367

Primeiro disse-lhes que não. Mas acabou por aceitar ou não fosse um trabalho para a planetária banda irlandesa U2

O vídeo que João Pombeiro foi contratado para fazer a história desta banda irlandesa em menos de um minuto. Trata-se de um trabalho que anuncia o lançamento do novo projeto dos U2, “Songs of Surrender”.
A proposta foi feita em animação e recorreu à linguagem estética que identifica de imediato o trabalho de João Pombeiro pois baseia-se em colagens digitais. Neste filme, é retratada a história da banda, U2, mundialmente conhecida e que nasceu em Dublin, na Irlanda há 46 anos.
“É um filme que conta uma narrativa sobre a banda irlandesa e que está a ser usado para a promoção do próximo disco que será lançado em março”, disse João Pombeiro à Gazeta das Caldas .
O autor, que é também docente na ESAD.CR já se encontrava a ler “Surrender”, a biografia do vocalista desta incontornável banda e que acabou por lhe dar algumas pistas para incluir no seu vídeo. No fim do livro, há colagens referentes à história de Bono, ou seja, este é um tipo de linguagem com a qual os elementos do grupo já se identificavam a priori e que é um dos motes do trabalho de João Pombeiro. Anteriormente, este autor foi convidado pelo rapper Lance Skiiiwalker a criar um videoclip para um dos seus temas do seu último álbum, “Chicago”.
O músico norte-americano conheceu o trabalho do artista que vive nas Caldas da Rainha, pois tinha visto o videoclip que Pombeiro tinha feito para a cantora Surma “Wanna Be Basquiat”, onde a colagem digital de recortes se destacou.
Estes videoclips têm ganho prémios em vários festivais internacionais e têm dado projeção ao trabalho de João Pombeiro.
É impressionante a lista de distinções que este autor tem alcançado pelo mundo e, como tal, é natural que seja um dos profissionais mais procurados, no uso da colagem digital.
Mas voltando ao início, João Pombeiro recebeu em julho passado um e-mail da Island Records a convidarem-no para um trabalho de colagem digital mas, na verdade, “não foram muito explícitos”. Disseram-lhe apenas que era um trabalho grande.

Dizer “não” à banda planetária
João Pombeiro, ainda sem saber o que era, disse que não. Por e-mail ainda insistiram pois não são muitos os autores que trabalham com colagem digital. “Oh que pena…era bom se pudesses trabalhar connosco eram um trabalho para os U2”. E, como tal, acabou por aceitar a tarefa.
“Deram-me liberdade total para a execução do trabalho”, contou o artista, acrescentando que recebeu especificações técnicas para adequar o seu filme às várias redes sociais como, por exemplo, para o Tik Tok. O autor teve que contar a história em menos de um minuto. “Ainda tentei esticar para um videoclip de 3,5 minutos mas não foi possível”, referiu João Pombeiro que fez uma grande e pormenorizada pesquisa que incluiu conhecer detalhes variados da cidade irlandesa, desde a arquitetura às ruas até detalhes relacionados com a roupa que se vestia há 46 anos e vários pormenores sobre cidades importantes para a banda.
Presentes estão diversos sítios marcantes, concertos históricos como o Live Aid, e referências a iniciativas e a tomadas de posição do próprio grupo ao longo da sua carreira.
O novo trabalho dos U2 inclui músicas antigas, regravadas, e designa-se “Songs os Surrender – The Re-Imagined Album”. E será com o vídeo de Pombeiro que será apresentado. Primeiro queriam que o vídeo tivesse “Beautiful day” como música de fundo mas depois pediram para alterar para “Pride- In the name of Love”, ambas importantes “hinos” dos irlandeses.
Ao longo das semanas, João Pombeiro foi enviando as cenas que ia criando e, na verdade, o trabalho teve uma receção muito calorosa e não apenas pelos responsáveis da editora. Inclusivamente “recebi os parabéns da própria banda”, contou o artista à Gazeta das Caldas. No entanto, quiseram voltar a mudar a música do vídeo de novo para “Beautiful Day”. Pombeiro ainda partilhou que teve a ajuda da sua mulher, a cantora caldense Nádia Schilling, para acertar os ritmos da música com a dinâmica das suas imagens.

- publicidade -

Trabalhar com os “U2” lusos
Na altura em que surgiu a oportunidade de realizar um vídeo que vai ser visto world wide (por todo o mundo), João Pombeiro estava a trabalhar com outra mítica banda: os Xutos & Pontapés.
O convite ao leiriense foi feito por Henrique Amaro, da Antena3 para trabalhar nos espetáculos daquele mítico grupo português, que está a assinalar os 35 anos do seu álbum “Circo de Feras”. Foi pois o responsável pelos vídeos que são passados em palco durante a atuação.
Pombeiro preparou um vídeo por canção para o espetáculo de celebração, que estreou em novembro, e que teve cinco espetáculos no Tivoli.
Com este trabalho dos Xutos “passei o Verão a dizer que estava a trabalhar para os U2 portugueses”, disse o autor que vai andar em digressão com o grupo. Haverá mais sete a oito espetáculos que vão percorrer o país e que também incluem datas em Lisboa e no Porto.■

João Pombeiro
Artista

É natural de Leiria mas vive nas Caldas desde 1997. Formou-se em Artes Plásticas na ESAD.CR, escola onde hoje ensina disciplinas ligadas à Animação Digital. Trabalha na música, humor, design, banda desenhada, teatro e cinema. Colabora regularmente e, algumas vezes em parceria, nas áreas da realização, animação, ilustração, argumento e direção de arte. Os seus vídeos têm obtido reconhecimento nacional e internacional. Está agora a trabalhar com os Xutos & Pontapés

- publicidade -